Cem anos da Legião de Maria

    Nesse ano de 2021, a Legião de Maria completa o seu centenário, desde a sua fundação em Dublin, na Irlanda. A partir de então, a Legião de Maria se propagou pelo mundo inteiro. O centenário é uma oportunidade para recordar a história e o legado deixado por muitos legionários é uma ação de graças por essa bonita história de amor à Maria Santíssima que se iniciou há 100 anos. Aqui em nossa arquidiocese a celebração solene foi no dia 7 de setembro em nossa Catedral Metropolitana.

    Comemorar os 100 anos da Legião de Maria também é uma oportunidade de fazer com que a Legião de Maria alcance mais famílias e muitas famílias possam ser alcançadas pelo amor da mãe. O centenário da Legião de Maria é oportuno para rendermos graças a Deus e a Nossa Senhora pelas inúmeras graças derramadas sobre a nossa vida e por onde essa devoção chegou em nossa Arquidiocese.

    O centenário da Legião de Maria acontece em um ano especial para a Igreja, que é o ano dedicado a São José, no qual o Papa Francisco promulgou em dezembro de 2020 e vai até dezembro de 2021. Que Maria e José possam nos apresentar uma vez mais o Menino Jesus, nos trazendo a paz, o amor e a concórdia para todas as famílias e para o mundo inteiro.

    O trabalho de evangelização da Legião de Maria é desenvolvido por meio de visitas às famílias para a oração do terço e leitura da Palavra de Deus. Os legionários também visitam hospitais, cemitérios, presídios, levando o amor de Maria a todos aqueles que desejam receber. Aonde a mãe vai, o filho vai junto, por isso os legionários em suas visitas levam o amor de Maria e paz de Cristo. Rezam o terço e proclamam a Palavra de Deus.

    “Sois um movimento de leigos em que vos propondes a fazer da fé a aspiração da vossa vida, para conseguirdes a santidade pessoal. Vós pretendeis servir a cada pessoa, imagem de Cristo, com o espírito e a solicitude de Maria.” (São João Paulo II). Essas são palavras que o Papa São João Paulo II dirigiu aos legionários em 1984, incentivando a missão da Legião de Maria, que é sobretudo levar o amor de Deus, através da ternura de Maria.

    A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos, sob a proteção e intercessão de Nossa Senhora e com a aprovação da Igreja. Os legionários têm por objetivo anunciar o Evangelho e através desse anúncio buscar a santificação pessoal e daqueles ao qual se dá o anúncio. Os legionários buscam a santificação pessoal, a fim de se tornarem cada dia mais aptos a levar Cristo ao mundo.

    Os legionários se reúnem semanalmente para trocar experiências e recarregar as energias e realizam orações em torno do altar de Nossa Senhora, sobretudo a oração do terço e a leitura orante da Palavra de Deus. Para o legionário, o momento da reunião é o momento em que Maria está a sua espera e onde os seus amigos se reúnem em sua volta. Na reunião é que se fortalecem os laços do grupo, construído com amor fraterno e respeito, para que os membros possam contar uns com os outros na realização de seus trabalhos e na santificação diária.

    Os membros ativos da Legião de Maria assumem um compromisso de orar e fazer e visitas, num trabalho ativo de apostolado espiritual, trabalho esse que é orientado através da reunião semanal. As visitas realizadas são a idosos, famílias enlutadas, doentes e sempre que houver necessidade de uma palavra amiga e confortadora. Os legionários e legionárias querem, acima de tudo, formar laços de amizade. Podem ser realizadas, também, visitas a hospitais, presídios, orfanatos e asilos.

    As pessoas que não podem frequentar as reuniões, nem realizar o trabalho de apostolado, ainda assim podem ser legionárias. Como membros auxiliares, podem contribuir com suas orações para a obra de Nossa Senhora, por intermédio dos legionários ativos. Os auxiliares ajudam os ativos a serem bem-sucedidos em seus trabalhos através de orações, como por exemplo, a reza do terço. Pedindo, sobretudo, que Maria acompanhe os missionários.

    Existe uma oração que é obrigatória, tanto para ativos como para auxiliares, que é a “Catena” (que significa corrente). Mas é recomendado também a reza do terço e da “Tessera” (que significa “senha” – a identificação de todo legionário). Esses termos em latim são usados para os legionários de todo o mundo, a fim de manter a unidade do movimento.

    Uma outra forma de oração usada pelos legionários ao redor do mundo é o manual, nele se encontram informações sobre a Legião (como sua fundação e estrutura) e reflexões sobre fé, espiritualidade e a devoção a Nossa Senhora. Sua leitura deve ser constante e seus temas discutidos na reunião semanal, para o amadurecimento da fé.

    Portanto, ser legionário é se permitir crescer mais na fé e no amor a Deus e a Nossa Senhora, e ainda se comprometer a rezar pelas famílias e pelas necessidades do mundo. Por isso, esse movimento permanece na Igreja há cem anos, pois está sempre se renovando e levando o amor de Deus e de Nossa Senhora ao redor do mundo.

    O movimento da Legião de Maria tem crescido muito nos últimos anos e atingido sobretudo os jovens, além disso, a Legião de Maria tem uma extensão voltada para as crianças. O objetivo é propagar o amor de Deus e de Nossa Senhora nos jovens e ter sempre o espírito de renovação na Igreja.

    Elevemos uma prece de gratidão a Deus e a Nossa Senhora por tantos bens que nos têm proporcionado por meio da Legião de Maria. Que esse movimento cresça sempre mais e incuta no coração das pessoas a paz, o amor e a misericórdia. E que no futuro possamos celebrar mais 100 anos desse movimento.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here