Celebração de Nossa Senhora de Lourdes e Dia Mundial dos Enfermos 11/02/2023

    Deus Pai, desde toda eternidade, escolheu Maria, para torná-la mãe do Verbo encarnado: Jesus Cristo. Por isso, nós a veneramos, como nossa maior intercessora e protetora, depois de Deus.

    Maria não somente é a mãe de Jesus, mas também, sua melhor discípula. Ela assumiu as funções de mãe: não deu ao Filho, apenas a natureza humana, mas também, todos os cuidados, protegendo-O, fugindo para o Egito, para salvá-Lo, contra a fúria de Herodes. Acompanhou-O. Foi a seu encontro, quando permaneceu no templo (cf. Lc 2,41-52). Angustiou-se diante dos problemas surgidos, durante Sua missão evangelizadora e esteve junto a Ele, na Cruz. Estava, sempre, centrada na vida e na missão do Filho. Preparou-se com os apóstolos para vinda do Espírito Santo. Depois de Pentecostes, continuou sua missão, zelando carinhosamente pela vida da Igreja, através dos séculos (cf. Aparições: Guadalupe, Lourdes, Fátima etc.). Os santuários marianos, não são verdadeiras cátedras de evangelização e de conversão?

    Formadora de novos discípulos e apóstolos. Nossa Senhora apareceu à Bernadette. Soubirous em 1858, justamente 4 anos, depois da solene declaração do dogma da Imaculada Conceição: “Eu sou a Imaculada”, confirmou-o à santa Bernadette. Hoje em dia, todos os anos, 3 milhões de pessoas se dirigem ao santuário de Lourdes. Os sinais (milagres ou outros fatos admiráveis), acontecem continuamente em Lourdes, principalmente durante a procissão do Santíssimo. 2.1 O que pede Nossa Senhora em Lourdes? Oração, reza do terço e conversão. Repete-o, também, em nossos dias. O que constatamos em João 2,5? “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Remete, sempre, a Jesus. Criatura assim, existe uma só: Maria Santíssima. 2.2 Em Lourdes, ela o prova. Alex Carrell, prêmio Nobel de medicina, ao perceber um milagre, durante a procissão do Santíssimo, caiu em si e começou a mudar de vida. Converteu-se. Luc Montagnier, descobridor do vírus HIV, (prêmio Nobel em 2008), relata a afirmação de Carl Sagan: “a ausência de prova não é prova de ausência”, reconhecendo que mistérios existem, na vida dos homens. 2.3 Em Lourdes, o rol de milagres e de conversões, aumenta quase diariamente. É admirável.

    Muitos gostam de venerar Maria, como Rainha…ou com outros títulos honoríficos: Porta do céu, Arca da aliança, Casa de ouro etc… (cf. Ladainha de Nossa Senhora). É muito justo. Convém, no entanto, lembrá-la mais, como serva do Senhor, agindo como dona de casa, servindo a Jesus e a José, sem esquecê-la, como discípula fiel, junto à cruz. Não precisamos tanto de rainhas ou de damas de honra, mas de servidoras e de verdadeiras apóstolas do Evangelho, nos lares cristãos. Repito: a Igreja precisa mesmo é de novas Marias, semelhantes à mãe de Jesus, que viveu no “santuário de sua casa”, em Nazaré, seu discipulado.

    Dia Mundial dos Enfermos. O mundo está doente, bem como a sociedade, pois faltam os megas ideais e autênticos valores. Fala-se, em ausência de sentido da vida. Ela (Maria) é apóstola dos enfermos, dos sofredores e dos mais necessitados. Não frequentou universidades, mas está, sempre, presente nas casas dos empobrecidos e necessitados, para aliviá-los. Não, sem sentido, dia 11/02 é o dia mundial dos enfermos. Maria fez sua parte, a Igreja como um todo, deve continuar este ideal. Por isso, a Pró-Saúde, contemplando Maria, se empenha a melhorar a situação dos enfermos, para que recuperando a saúde, possam assim, voltar felizes, para suas casas. Estamos convosco irmãos e irmãs enfermos.  

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here