Carnaval

    O carnaval é uma festa das mais populares em nosso país, na qual as pessoas saem às ruas e se confraternizam com muita música, danças e diversão. De certa maneira o carnaval está originalmente ligado à Igreja Católica, pois a data é marcada diante do calendário católico móvel. A terça-feira de carnaval conhecida popularmente como “terça-feira gorda” é o último dia antes da quaresma e que, no passado, por tradição era também o dia em que se encerrava por 40 dias o consumo de carne vermelha. A palavra carnaval é originária do latim que significa retirar a carne, por isso, na terça-feira de carnaval é o último para comer carne antes da Quaresma.

    Além disso, os fiéis são convidados a três outras práticas durante o período quaresmal: oração, jejum e esmola. O período da Quaresma, que inicia na Quarta-feira de Cinzas, é um tempo de conversão e mudança de vida e através do jejum se deve pedir a Deus o perdão dos pecados. Carnaval, Quaresma e Páscoa estão intimamente ligados, sendo que a Páscoa é o centro do calendário litúrgico. A Páscoa sempre ocorre no domingo após a quarta lua cheia do ano (ou a primeira lua cheia da primavera (hemisfério norte) ou do outono (hemisfério sul), pois o catolicismo traz como herança a festa da Páscoa judaica e os judeus seguem o calendário lunar.

    No Brasil o carnaval é bem comemorado em geral durante cinco dias de festas, em que acontecem desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos, trios elétricos, bailes e outras formas de comemoração. Por isso, a partir da Quarta-feira de Cinzas somos convidados a nos purificar de tudo isso e iniciar o caminho quaresmal, que nada mais é do que um verdadeiro retiro de quarenta dias. No Brasil temos neste tempo a Campanha da Fraternidade, neste ano, sobre a Fome. Muitas pessoas dizem que no Brasil o ano começa somente após o carnaval, mas não devemos pensar assim, o ano civil começa, de fato, no dia 1º de janeiro, após o carnaval deve iniciar a nossa mudança de vida.

    A festa do carnaval pode estar relacionada a algumas festas de origem greco-romana dedicadas ao deus do vinho, Baco (ou Dionisio, para os gregos). Nessas festas as pessoas costumavam embriagar-se, comer muito e entregarem-se aos prazeres da carne. Aos poucos essa festa foi ganhando forma até chegar ao que conhecemos, sobretudo aqui no Brasil. Cabe a nós ao participar dos festejos carnavalescos nos controlarmos e evitar orgias e bebedeiras. O católico pode participar dos festejos do carnaval, pois é uma festa de tradição e popular, mas devemos sempre participar com muita prudência e evitar aquilo que desagrada a Deus.

    Algumas pessoas preferem abster-se dos festejos de carnaval e realizam um retiro durante todo o período do carnaval, a fim de se preparem bem para o período quaresmal que terá início na Quarta-feira de Cinzas. O retiro ou dia de exercícios espirituais, tantas vezes serve para rezar por aquelas pessoas que, infelizmente, cometem coisas erradas durante os dias de carnaval e se entregam as paixões mundanas. É o momento de rezar por toda a Igreja e pela paz no mundo. Coloquemos a nossa esperança no Senhor e entreguemos a Ele os nossos pecados.

    Quem trouxe a festa do carnaval ao Brasil foi a família real portuguesa, pois como dissemos a festa é de origem Grega, depois se espalhou por alguns outros países da Europa até chegar ao Brasil. Logo que chegou ao Brasil a festa do carnaval tinha o nome de “Entrudo”, que era uma brincadeira muito popular em Portugal. Essa festa era mais comemorada pelos escravos e pelas camadas mais populares da sociedade. Depois de um tempo o entrudo passou a ser reprimido, e saiu dos casarões e salões de festa para as ruas, e aos poucos foi se tornando como conhecemos hoje.

    Os festejos de carnaval são um momento de relax e de descontração e que devem ser aproveitados com alegria e moderação. É um tempo para se esquecer dos problemas, do trabalho e dos afazeres do dia a dia. Durante o carnaval muitas pessoas costumam viajar, sobretudo para os locais de festas e aproveitam os cinco dias de folia. Normalmente as pessoas retomam ao trabalho e a vida corriqueira na Quarta-Feira de Cinzas após o meio-dia.

     O carnaval é um dos festejos mais esperados pelo povo brasileiro, tanto que quando termina um, já se planeja o do próximo ano, e ao longo do ano já se fala do carnaval do ano seguinte. Devido a pandemia da Covid-19 durante dois anos seguidos o carnaval foi comemorado de forma diferente, mais moderada, tanto é que os desfiles carnavalescos do ano passado aconteceram no mês de abril. Por isso, o carnaval deste ano está sendo muito esperado.

    Nesse ano de 2023 o carnaval acontecerá entre os dias 17 a 21 de fevereiro, com os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro e as grandes festas nas capitais pelo país, além de tantas cidades do interior que têm tradição de bem celebrar esses dias. A Quarta-Feira de Cinzas será no dia 22 de fevereiro, dia de jejum e abstinência em que devemos nos preparar espiritualmente para iniciar a Quaresma e nos purificar de tudo aquilo que festejamos no carnaval.

     O carnaval pode parliciapado pelos cristãos católicos, mas é claro que de forma prudente, sem abusos e exageros. O carnaval é a festa popular do povo, momento de se divertir, descontrair e estar com a família. É claro, que também é momento para nos prepararmos para a Quaresma que terá seu início na Quarta-Feira de Cinzas.

    Participemos dos festejos carnavalescos que faz parte do nosso calendário e que a partir do carnaval, o nosso ano possa ser ainda mais bem aproveitado e celebrar com alegria a festa da Páscoa.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here