Por ocasião da Plenária da Congregação para, o Papa Francisco recebeu esta manhã, na Sala do Consistório, os Patriarcas e os Arcebispos-mor das Igrejas Orientais católicas, reunidos em Plenária.
Francisco recordou que se trata do primeiro encontro com os líderes das Igrejas Orientais, por isso colheu a ocasião para renovar a grande estima pelo patrimônio espiritual do Oriente cristão.
Citando a Exortação pós-sinodal Ecclesia in Medio Oriente, de Bento XVI, Francisco pediu aos Patriarcas a busca incansável pela justiça e a caridade, aliada a um estilo de vida sóbrio, à imagem de Cristo, para oferecer um testemunho crível aos fiéis, principalmente aos que vivem sós e marginalizados. De modo especial, citou os sacerdotes, que precisam de compreensão e afeto. “Eles têm o direito de receber o nosso bom exemplo nas coisas que dizem respeito a Deus, assim como em qualquer outra atividade eclesial. Eles nos pedem transparência na gestão dos bens e solicitude para com toda fraqueza e necessidade.”
Como de costume, o Pontífice pediu aos Patriarcas e Arcebispos que rezem por ele.
A Plenária da Congregação para as Igrejas Orientais teve início na terça-feira (19), no Vaticano.
Até sexta, os participantes debaterão a situação dos cristãos orientais com referência a três áreas: o Oriente Médio, a Europa Oriental e a Índia, e as respectivas comunidades da diáspora.
Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano