Começou terça-feira, 25 de fevereiro, no Vaticano, a Assembleia Plenária da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) sobre a “Emergência educativa e a transmissão da fé aos jovens latino-americanos”. O evento foi aberto pelo Cardeal Marc Ouellet, Presidente da CAL, com a palestra “Significado do Pontificado de Francisco para a América Latina: exigências e responsabilidades”.
Segundo o Cardeal Ouellet, o objetivo da Plenária é dar continuidade ao tema da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, e por este motivo, o Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, fará a conferência: “A JMJ do Rio: exigências e desafios levantados para a Igreja brasileira e latino-americana”.
Sobre a emergência educativa, Dom Marc Ouellet destacou que o secularismo está se difundindo também na América Latina, e “o hábito de organizar a vida sem Deus causou uma ruptura na transmissão da fé”. A respeito da família, também na pauta do encontro, o Cardeal adiantou que “ela é um recurso para a nova evangelização; o testemunho do amor é fecundo para a sociedade”, afirmou.
Os trabalhos da Plenária se encerram sexta-feira, 28, com a apresentação do projeto de “Recomendações pastorais” sobre o tema da Assembleia e uma audiência com o Papa.
A Pontifícia Comissão para a América Latina é um órgão da Cúria Romana instituído em 1958 pelo Papa Pio XII, cuja função primordial é “aconselhar e ajudar as Igrejas particulares na América Latina e estudar as questões da vida católica e do progresso destas Igrejas”. (João Paulo II, Constituição Apostólica Pastor Bonus, art. 83).
Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano