Cardeal Blázquez: “Que presente de Deus ao nos dar esta grande mulher”

Encerramento do V Centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus e do Ano Jubilar Teresiano

Quinta-feira de manhã encerrou-se o V Centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus e o Ano Jubilar Teresiano concedido pelo Papa Francisco a todas as dioceses espanholas, de outubro de 2014 a outubro de 2015. O dia da festa litúrgica da mística e doutora da Igreja, 15 de outubro, marcou o início e o fim desta celebração jubilar para a Igreja Católica na Espanha.

O principal evento foi a celebração eucarística presidida pelo Cardeal Ricardo Blázquez Pérez, Arcebispo de Valladolid e presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), na Plaza de Santa Teresa, em Ávila.

Os voluntários, que estiveram presentes em todos os eventos do Ano jubilar, congratularam-se nas primeiras horas da manhã. Cerca de nove mil pessoas participaram na missa de encerramento do V Centenário, informou a CEE em um comunicado.

Antes da missa, eles viveram dois momentos solenes: logo cedo, entraram na Praça membros do ilustres do Patronato de La Santa Vera Cruz carregando a imagem de Cristo de los Ajusticiados, que ocupou um lugar de destaque no altar. Pouco antes da Celebração Eucarística, foram colocadas diante do altar as imagens de Santa Teresa e de Virgem da Caridade, que seguiram em procissão desde a catedral.

A celebração eucarística teve início com a saudação do Bispo de Ávila, diocese que viveu com grande intensidade este ano jubilar. Dom Burrillo García saudou todos os participantes e se dirigiu, sobretudo, aos mais de 500 voluntários que acolheram os peregrinos durante os vários eventos que tiveram lugar no V Centenário.

“A Santa nos acolhe”, “ano de graça extraordinária”, destacou Dom Garcia Burillo, que pediu a Teresa para “no ajudar a renovar o nosso castelo interior”.

Por sua parte, o cardeal Blazquez resumiu no início da homilia o significado da celebração do V Centenário: “Ficamos surpresos com a capacidade de convocação de Santa Teresa e reavivamos na Igreja e na sociedade a mensagem que ela continua enviando. Que presente Deus ao nos dar esta grande mulher! Ávila ficou para sempre enobrecida por seu nascimento, sua vida e sua obra”.

Durante a homilia, o cardeal sublinhou como Santa Teresa foi capaz de entender a revelação de Deus e a pessoa de Jesus Cristo com “clareza e profundidade.”

Ele também lembrou que Cristo era o centro da sua vida e como reivindicou “decisivamente” sua humanidade. Nesse sentido, ele lembrou que “a humanidade sacratíssima de Jesus Cristo abrange na pena de Teresa todo o itinerário do Senhor desde o seu nascimento em Belém, vida oculta em Nazaré, paixão e crucificação em Jerusalém, glorificação e presença eucarística até sua proximidade conosco. Está ao nosso lado, não se afastou ou nos deserdou”.

O cardeal foi enfático ao dizer que é hora de caminhar “Para onde? Rumo ao encontro com Jesus Cristo (…) É tempo de caminhar até as periferias geográficas e humanas como irmãos e apóstolos (…). É tempo de caminhar para o Ano da misericórdia de Deus, convocado pelo Papa Francisco, que será aberto em 08 de dezembro”.

O presidente da CEE, que está participando do Sínodo da família, concluiu sua homilia com um apelo: “Nos unindo à Assembleia dos Bispos, realizada nestes dias em Roma, invoquemos a intercessão de Santa Teresa para que os pais introduzam seus filhos na fé. A fé é particularmente transmitida ensinando as crianças a rezar e rezando com eles”.

Antes de terminar a missa, o Superior Geral dos Carmelitas Descalços, Padre Saverio Cannistrà pronunciou um discurso, desejando a todos uma feliz festa de Santa Teresa de Jesus.

Padre Saverino Canistrà agradeceu a todos que contribuíram para este V Centenário. Ele também exortou: “É tempo para caminhar”, e no final do ano jubilar, “começa o mais emocionante”. Ele convidou a semear na sociedade o que foi aprendido neste ano jubilar. “Juntos caminhamos, Senhor” é o lema proposto para continuar caminhando.

Com o presidente da CEE concelebraram o Núncio Apostólico na Espanha, Dom Renzo Fratini;  Bispo de Ávila, Dom Jesús García Burillo ; Arcebispo de Valência, Cardeal Antonio Cañizares Llovera; o Arcebispo castrense, Dom Juan del Rio; os Arcebispos de Toledo, Oviedo , Granada e, Dom Braulio Rodríguez Plaza, Jesús Sanz Montes e Francisco Javier Martínez Fernández; os Bispos de Santander, Osma-Soria, Segovia, Jaen, Zamora, Plasencia e León, Dom Manuel Sánchez Monge, Gerardo Melgar Vicious, Cesar Augusto Franco, Ramón del Hoyo López, Gregorio Martinez Sacristan, Amadeo Rodríguez Magro e Julian Lopez Martin; o Bispo auxiliar de Toledo, Dom Angel Fernandez Collado; Bispo Emérito de Segóvia, Dom Angel Rubio Castro; o Administrador diocesano de Palencia, Padre Antonio Gomez Cantero, e o Secretário-geral da CEE, sacerdote e jornalista José Maria Gil Tamayo.

Em nome da Ordem do Carmelo concelebrava o Superior geral, Pe Saaverio Canistrá, OCD, e o Provincial da Província Ibérica, Padre Miguel Marquez, OCD; além do Bispo emérito de Galloway e do Bispo de Motherwell, Escócia, Dom Maurice Taylor e Joseph Toal. Mais de 300 sacerdotes e 200 membros da vida consagrada estavam presentes, com uma ampla representação da Ordem do Carmelo.

Participaram inúmeras autoridades locais e provinciais, representadas pelo prefeito de Ávila, José Luis Rivas Hernandez, junto com representantes de Castilla e Leon.

Com a Bênção Apostólica a todos os presentes, concluiu-se a Celebração Eucarística e foi encerrado o V Centenário.

Fonte: Zenit

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here