Campanha da Fraternidade 2017

    Numa iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, com o tema “Fraternidade, biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” Gn 2,15), a Campanha da Fraternidade 2017 traz uma reflexão sobre meio ambiente e sugere uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação,
    O texto base indica o termo “bioma” como a vida que se manifesta em um conjunto semelhante de vegetação, água, superfície e animais. O assunto é muito relevante no Brasil, dada a diversidade de condições neste país continental.
    Podemos e devemos tomar algumas atitudes para promover a campanha, a fim de que ela tenha êxito, a saber: 1) Assumir a vida e suas expressões de modo objetivo e concreto, preocupando-se com o cuidado com o meio ambiente; 2) Viver intensamente a Quaresma, quando somos convidados a crescer na experiência da admiração, contemplação e cultivo da obra criada por Deus; Comprometer autoridades públicas na responsabilidade com o meio ambiente, o que será uma boa resposta aos apelos da humanidade e do planeta; 4) Participar da construção de um mundo novo. A encíclica do Papa Francisco LAUDATO SI pode amadurecer nossa compreensão de que não se trata apenas de questões ecológicas, mas de um olhar integral sobre a vida humana, sobre o presente e o futuro que queremos ter; 5) Cultivar as virtudes. Na encíclica do Papa Bento XVI CARITAS IN VERITATE, ele diz que “o amor é uma força extraordinária que impele as pessoas a se comprometerem, com coragem e generosidade, no campo da justiça e da paz. É uma força que tem a sua origem em Deus, amor eterno e verdade absoluta”.
    A Campanha da Fraternidade terá início no dia 01/03/2017. Que cada cristão possa refletir sobre o tema e procure dar a sua participação em oração e ação, a fim de que possamos construir um Brasil melhor e, consequentemente, um mundo melhor.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    10 + 7 =