O Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), Dom Luis Augusto Castro Quiroga, Arcebispo de Tunja, disse recentemente à imprensa local que o processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) está no bom caminho, mas é preciso explicar os acordos a todos os colombianos com uma linguagem simples e clara.
Segundo o prelado, um grande defeito foi o de não oferecer uma pedagogia que explicasse todas as questões do processo de paz. “Foi feita uma pedagogia com uma elite, de advogado para advogado, mas não para as pessoas simples”, disse Dom Quiroga segundo uma nota enviada à Agência Fides.
O arcebispo falou também sobre o referendo que deveria aprovar os acordos de paz: “Seria melhor para todos ir votar não somente pela confiança, mas com racionalidade porque se entendeu o motivo pelo qual foi feito o processo de paz. Portanto, expressando um voto consciente”.
O Presidente da CEC se expressou três dias antes do encontro dos bispos do país, marcado para sexta-feira, 8 de julho, em Bogotá, onde um dos temas centrais será estabelecer como a Igreja Católica promoverá a paz nas regiões que serão concedidas pelo Governo aos ex guerrilheiros das Farc.
O tema não é fácil se consideramos que boa parte da população vive ainda na dor pela perda de um familiar, vítima desta guerra fratricida que durou mais de 50 anos.
Fonte: Rádio Vaticano