Bispos bengaleses: perdão e misericórdia depois do atentado

Abandonar toda forma de violência para abraçar o perdão e a misericórdia: é o que pedem os Bispos de Bangladesh, depois do atentado terrorista que em 1° de julho fez 20 vítimas num restaurante de Daca. “A violência em nome da religião é sempre errada. É preciso que todos recuperemos o trato de humanidade que conduz ao respeito da dignidade e da paz”, escrevem os Bispos numa mensagem, assinada pelo Bispo de Rajshahi, Dom Gervas Rozario.

“Condenamos a violência diante do terrorismo que despreza vidas humanas e convidamos todos a se deixarem tocar e transformar por valores como a misericórdia e o perdão, que são os traços autênticos de um ser humano”, escrevem.

A pequena Igreja bengalesa (menos de 1% da população) dedicou o último domingo (03/07), a recordar as vítimas. “Em todas as igrejas da nação, as missas foram oferecidas pelas vítimas do terrorismo. E também esta segunda (04/07), cada comunidade local organizou um vigília de oração ou uma Adoração eucarística, para participar espiritualmente e oferecer a Deus este trágico momento”, refere Dom Rozario.

“Como católicos bengaleses, o nosso trabalho de fazer bem à nação através do apostolado social, das escolas, dos hospitais e da Caritas continuará, abençoando os cidadãos de todos os níveis sociais, religiões, etnias e culturas”, conclui.

No Angelus do último domingo, o Papa Francisco manifestou sua solidariedade aos familiares das vítimas e dos feridos em Daca, Bangladesh.

“Rezemos juntos por eles e pelos mortos e peçamos ao Senhor que converta o coração dos violentos, cegos de ódio”, disse Francisco, rezando uma Ave-Maria com os fiéis na Praça S. Pedro.

A oração do Pontífice era também pelas vítimas de uma explosão diante de um shopping em Bagdá, no Iraque, que matou 80 pessoas, entre elas inúmeras crianças.

 

Fonte: Rádio Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here