Biofilia

    Biofilia significa “amor às coisas vivas”, é “o amor pela vida”, “pela natureza”.

    A biofilia busca conectar a pessoa com a natureza. Dessa forma, conta com uma relação por meio de água, vegetação, luz natural e elementos como madeira e pedra, na utilização de plantas em espaços internos e externos. Tudo em prol da qualidade de vida, ou seja, saúde física, emocional, mental, social e espiritual.

    O primeiro a utilizá-lo foi o psicanalista e sociólogo alemão Dr. Erich Fromm, para descrever a orientação psicológica de atração por tudo que é vivo e vital. Fromm em seu livro “A Anatomia da Destruição Humana” publicado em 1973. O termo biofilia foi cunhado pelo psicanalista Fromm, mas ficou conhecida pela aplicação nas teorias do Edward O. Wilson (1984), que descreve o termo como: a relação de amor à natureza, e a ligação emocional dos humanos com outros organismos vivos.

    Biofilia é o termo que foi popularizado pelo renomado entomólogo e biólogo americano Dr. Edward O. Wilson em seu livro de mesmo nome publicado em 1984. “Biofilia”, vem do grego “bios”, que significa “vida” e “philia”, que significa “amor”.

    Os arquitetos e a Biofilia

    Os arquitetos e designers que incorporam a biofilia em seus projetos não apenas seguem uma tendência contemporânea, mas também demonstram um compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar humano. Eles buscam criar ambientes que não apenas sirvam a propósitos funcionais, mas que também nutram uma conexão mais profunda com a natureza.

    O crescente interesse na biofilia reflete uma mudança na forma como encaramos nossos espaços construídos. À medida que nos esforçamos para equilibrar a vida urbana com a necessidade de conexão com a natureza, a biofilia se torna uma abordagem essencial para promover espaços que não apenas abrigam, mas também elevam e conectam.

    Paisagismo é a prática e a arte de planejar, projetar e gerenciar espaços ao ar livre, como jardins, parques, áreas urbanas e rurais, com o intuito de criar ambientes harmoniosos, esteticamente agradáveis e funcionais. Os paisagistas consideram elementos naturais, como plantas, árvores, água, terreno e estruturas para desenvolver espaços que se integrem de forma equilibrada ao ambiente circundante.

    Os Benefícios da biofilia

    Os benefícios da biofilia, ou seja, da conexão com a natureza e da integração de elementos naturais em ambientes construídos, são diversos e impactam positivamente a vida humana de várias maneiras:

    1. Redução do estresse: a presença de elementos naturais, como plantas e luz natural, pode diminuir os níveis de cortisol, reduzindo o estresse.
    2. Aumento da saúde mental: ambientes biofílicos podem contribuir para a redução da ansiedade e da depressão, promovendo um estado mental mais equilibrado.
    3. Estímulo à criatividade e à concentração: estar próximo à natureza pode aumentar a criatividade e a capacidade de concentração.

    A conexão do amor a vida, da natureza, do sistema biofílico, da terapia e da espiritualidade, resulta na saúde integral, ou seja, saúde física, emocional, mental, social e espiritual. A biofilia faz fluir a qualidade de vida e desfrutar de novos horizontes em prol do pleno sentido da vida.

    Prof. Dr.  Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.

    Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.

    Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.

    Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).

    Fontes:

    https://www.posuscs.com.br/paisagismo-e-biofilia-conheca-os-elementos-essenciais/noticia/2847#:~:text=A%20biofilia%20%C3%A9%20um%20conceito,elementos%20naturais%20nos%20ambientes%20constru%C3%ADdos.

    Fromm, Erich. Anatomia da Destrutividade Humana. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.

    WILSON, Edward O. Biophilia. In: Biophilia. Harvard university press, 1984.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here