Batismo do Senhor

    Na festa do Batismo de Jesus lembramos que a fé é um testemunho para os que pedem o batismo. O batismo nos liberta do pecado original. Jesus, filho de Deus, ao ser batizado por João Batista, na força do Espírito Santo, assume a missão redentora de servo manso e humilde.
    Jesus demonstra a humildade que deve ter todo cristão que pede o batizado: “Jesus, porém, respondeu-lhe: Por enquanto deixa com o está, porque nós devemos cumprir toda a justiça! E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele”(Cf. Mt 3,15-16).
    Fica claro que o Evangelho nos ensina que no Batismo assumimos a vida nova em Cristo. Ser Batizado significa assumir a mesma missão de Jesus, como testemunhas da alegria da fé, do compromisso com o Reino e com a verdade divina. Isso porque a vocação do cristão é ser sinal de Cristo no ambiente social em que vivemos, em todas as circunstâncias, lugares e ambientes.
    Devemos relembrar que a missão principal dos pais é educar os seus filhos batizados introduzindo-os na graça da vida cristã. Ensina o Papa Bento XVI: “A tarefa dos pais, ajudados pelo padrinho e pela madrinha, consiste em educar o filho ou a filha. Educar é algo muito exigente, às vezes árduo para as nossas capacidades humanas, sempre limitadas. Mas educar torna-se uma missão maravilhosa, se for levada a cabo em colaboração com Deus, que é o primeiro e autêntico educador de cada homem”. (http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2012/documents/hf_ben-xvi_hom_20120108_battesimo.html, último acesso em 07 de janeiro de 2017).
    Como bem ensinou o Papa Bento XVI que a ação educativa dos pais e padrinhos para com os batizados deve contar com a graça do Divino Espírito Santo: “É muito importante para vós, pais, e também para os padrinhos e as madrinhas, acreditar fortemente na presença e na obra do Espírito Santo, invocá-lo e recebê-lo em vós, mediante a oração e os Sacramentos. Com efeito, é Ele que ilumina a mente, aquecendo o coração do educador a fim de que saiba transmitir o conhecimento e o amor de Jesus. A oração é a primeira condição para educar, porque quando oramos predispomo-nos a deixar a Deus a iniciativa, de confiar os filhos e Ele, que os conhece antes e melhor do que nós mesmos, e sabe perfeitamente qual é o seu bem verdadeiro. E, ao mesmo tempo, quando rezamos pomo-nos à escuta das inspirações de Deus para cumprir bem a nossa parte, que contudo nos compete e temos que realizar. Os Sacramentos, especialmente a Eucaristia e a Penitência, permitem-nos cumprir a obra educativa em união com Cristo, em comunhão com Ele e continuamente renovados pelo seu perdão. A oração e os Sacramentos fazem-nos alcançar aquela luz de verdade, graças à qual podemos ser, ao mesmo tempo, ternos e fortes, usar a docilidade e a firmeza, calar e falar no momento justo, repreender e corrigir de maneira correta”. (http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2012/documents/hf_ben-xvi_hom_20120108_battesimo.html, último acesso em 07 de janeiro de 2017).
    Celebrar o batismo de Jesus é lembrar do dia de nosso batismo e rezar por nossos pais e por nossos padrinhos, que tanto bem nos fizeram nos fazendo católicos, o maior tesouro que devemos guardar. E em cada coração aquecido pela graça da vida na Santíssima Trindade, pedindo a presença do Espírito Santo na nossa vida, ter a certeza de que “Pela voz descida do céu, ensinais que vosso Verbo habita entre os seres humanos. E pelo Espírito Santo, aparecendo em forma de pomba, fazeis saber que o vosso Servo, Jesus Cristo, foi ungido com o óleo da alegria e enviado para evangelizar os pobres”(Prefácio da Solenidade).
    Nossa missão, como batizados, com a força do Espírito Santo, é com alegria evangelizar os pobres. Que assim testemunhemos a nossa fé e sejamos arautos da misericórdia Divina!
    Vem Espírito Santo, vem!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here