Atividades querem chamar atenção da sociedade para a segurança no trânsito

Atividades no mês de setembro querem conscientizar motoristas e pedestres sobre segurança e educação no trânsito

Em setembro diversas ações promovidas pelo Santuário Nacional querem conscientizar moradores e turistas de Aparecida (SP) para um trânsito mais seguro. De 02 a 27 de setembro, atividades em todo o município vão marcar a campanha “Mês do Trânsito Seguro”. Em sua quarta edição, o projeto tem como tema “No trânsito, dê sentido à vida”.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Santuário Nacional com as Polícias Militar e Rodoviária Federal, Guarda Municipal, MRS Logística, SEST SENAT, Detran SP e a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida. Durante todo o mês de setembro, peregrinos, motoristas e estudantes vão receber materiais educativos preparados especialmente para as ações.

“Ao longo destes dias teremos atividades dentro das escolas e do Santuário, além de atividades nas ruas de Aparecida. São palestras, gincanas, blitz e atividades recreativas que vão ajudar na conscientização de toda a sociedade por um trânsito mais seguro”, destaca o gerente do Departamento de Trânsito do Santuário Nacional, Júlio Oliveira.

Programação – A abertura das atividades acontece na próxima segunda-feira (02), com uma missa rezada no Altar Central da Basílica de Aparecida. De 16 a 20 de setembro, onze escolas do município e obras sociais ligadas ao Santuário Nacional recebem a visita das instituições envolvidas no projeto. Os alunos vão poder aprender, por meio de uma aula diferenciada, noções sobre segurança no trânsito.

Os ensinamentos serão colocados em prática em uma pista de trânsito para crianças, localizada no Pátio das Palmeiras do Santuário Nacional. Nos dias 23, 24 e 26, durante a manhã e a tarde, os estudantes vão vivenciar, dentro do espaço, a experiência do trânsito no papel de motoristas e pedestres.

As atividades de conscientização também vão atingir motoristas de caminhões e ônibus que visitam o Santuário Nacional. No dia 21 de setembro, uma parceria com o SEST SENAT vai oferecer cursos de direção defensiva e atividades de saúde aos condutores desta classe. A ação acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida durante a manhã.

No dia 25, será a vez dos motoristas de Aparecida participarem da ação. Uma blitz educativa na Praça de São Benedito vai realizar entrega materiais para quem passar pela região. A atividade comemora o Dia Nacional do Trânsito, celebrada nesta data em todo o país.

O encerramento do Mês do Trânsito acontece no dia 27 de setembro. Às 9h, o diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Rodrigues Alves, realiza uma palestra aberta ao público no Auditório Padre Noé Sotillo, localizado no subsolo da Basílica.

Já no período da tarde, às 13h30, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, 400 alunos participam de uma gincana que vai testar os conhecimentos sobre trânsito obtidos ao longo das atividades. “Durante todo o mês os alunos vão estudar a educação no trânsito nas escolas, para que no dia 27 eles participem da gincana. Nessa gincana, as escolas e alunos que se destacarem nas provas serão premiados”, explica Júlio.

Trânsito no Brasil – Embora nos últimos anos o Brasil tenha reduzido o número de mortes no trânsito, dificilmente o país poderá bater a meta da Organização das Nações Unidas de reduzir pela metade os óbitos em uma década (2011 a 2020).

Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, a cada 15 minutos uma pessoa morre em um acidente de trânsito no Brasil. Os números colocam o Brasil entre os países com trânsito mais letal. De acordo com o relatório Global Status Report on Road Safety, o país ocupa a terceira posição no ranking de mortes no trânsito, liderado pela Índia e pela China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here