Assunção da Virgem Maria

    A Solenidade da Assunção não é a comemoração de mais um milagre. Não é a recordação de um acontecimento assombroso à maneira da ressurreição de Lázaro. A assunção de Maria é a consumação natural da vida de uma pessoa que fez de Deus, em todo o momento, o centro de sua existência. Nela se cumprem as promessas de Deus. A assunção de Maria é a confirmação definitiva de que a vida que Deus oferece, aos que nele acreditam e confiam, é uma realidade.
    O cântico do “Magnificat”, que o Evangelho(Lc 1,39-56) nos traz à memória, é possivelmente o melhor resumo daquilo que foi a vida de Maria. Não nos fala do que ela fez, mas das atitudes mais profundas de seu coração. A vida de Maria esteve completamente dedicada a Deus. E o louvor, até mesmo nos momentos mais difíceis, esteve no centro de seu coração. Nele, Maria deixou entrar plenamente a Palavra de Deus. Acolheu a Palavra e a deixou crescer, sem impedimentos e sem criar dificuldades. Maria foi capaz de perceber que, apesar das aparências, Deus estava atuando sua salvação na história. Uma verdadeira revolução produziu-se para os que sabiam ter olhos para vê-la. Sua misericórdia, tantas vezes anunciada nos profetas estava chegando e fazendo-se presente em meio dos homens e mulheres deste mundo. Por isso, as palavras e também a atitude profunda do coração de Maria estiveram plenas de louvores e ação de graças.
    Celebrar a Solenidade da Assunção de Maria aos céus lembra aos cristãos a maravilha da promessa de Deus. Ele é vida oferecida gratuitamente a todos nós. E vida em plenitude. Acreditar em Deus é celebrar, desde já, esse dom da vida que Deus nos dá de presente. Ser cristão significa, com toda certeza, comprometer-se e trabalhar para anunciar o Reino. Mas, no centro desse compromisso, encontra-se a ação de graças e o louvor ao Deus da vida, Viver com essa atitude é o melhor testemunho que nós, cristãos, podemos oferecer aos que vivem ao nosso lado e, entretanto, não acreditam no Deus de Jesus. Viver na esperança alegre daquele que sabe que Deus faz parte de nossa história, caminhando ao nosso lado, transformando este mundo de pecado em lugar de vida e salvação.
    A exemplo de Maria, deixemos que a Palavra de Deus entre em nosso coração.