Assembleia do Leste 2 discute impactos ambientais após rompimento de barragem em Mariana

Dom Paulo Mendes Peixoto presidiu missa, no primeiro dia do evento

Cerca de 70 pessoas, entre arcebispos, bispos, padres e coordenadores diocesanos de pastoral, participam da Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontece em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (MG). O evento iniciou na terça-feira, 7, com o tema “Casa comum: ênfase sobre a mineração”. 

A abertura do encontro aconteceu com celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto. Segundo ele, a reunião ocorre em um momento em que a Campanha da Fraternidade fala sobre o “Cuidado da Casa Comum”, mesmo período em que a cidade de Mariana (MG) sofre as consequências do rompimento da barragem de Fundão.

“A nossa vinda a Mariana para realizar esta Assembleia é no sentido de prestar solidariedade aos bispos e as dioceses afetadas pelos rejeitos do rompimento da barragem de Fundão, prestar solidariedade também às famílias, às igrejas locais, e ao povo”, afirmou.
Avaliação

Durante o dia, foram feitas análises de conjuntura que mostraram a atuação do Estado no amparo às vítimas. O procurador da República em Minas Gerais, Eduardo Antônio Dias Netto Júnior, falou sobre o assunto e auxiliou os presentes a compreenderem o cenário jurídico do Ministério Público Federal, que tem se empenhado em favor das vítimas e contra as empresas causadoras do desastre ambiental na barragem.

No segundo momento, o grupo de estudos interdisciplinares da PUC Minas apresentou algumas reflexões sobre a mineração no Brasil, a partir da tragédia de Mariana à luz da encíclica do papa Francisco Laudato Sí.

A Assembleia do Conser seguirá até quinta-feira, 9 de junho, e terá seu encerramento com uma celebração eucarística presidida pelo núncio apostólico, dom Giovanni D’Aniello, às 8h30, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Praça Minas Gerais, em Mariana (MG).
Com informações e foto do regional Leste 2

 

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here