Conclui-se hoje, sexta-feira a 54ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, em Aparecida, SP. A Santa Missa de encerramento foi na Basílica Nacional presidida por Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília e Presidente da CNBB. Concelebraram o Vice-presidente, Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador, BA e o Bispo auxiliar de Brasília e Secretário Geral, Dom Leonardo Steiner.
Depois no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho a cerimônia de conclusão dos trabalhos.
Ontem foram apresentados durante uma coletiva de imprensa da Presidência da CNBB os documentos finais da Assembleia; primeiramente o documento “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade. Sal da terra e luz do mundo”. E ainda, a Presidência divulgou a Declaração sobre o momento nacional .
Frente à crise ética, política, econômica e institucional pela qual passa o país, o episcopado brasileiro conclama “o povo brasileiro a preservar os altos valores da convivência democrática, do respeito ao próximo, da tolerância e do sadio pluralismo, promovendo o debate político com serenidade. Manifestações populares pacíficas contribuem para o fortalecimento da democracia. Os meios de comunicação social têm o importante papel de informar e formar a opinião pública com fidelidade aos fatos e respeito à verdade”.
Sobre a conclusão da Assembleia nós conversamos com o Bispo emérito da Prelazia do Xingu. Dom Erwin Krautler…
De Aparecida, SP, para a Rádio Vaticano, Silvonei José.
Fonte: Rádio Vaticano