As Quatro Forças da Psicologia

    As Forças da Psicologia, são configuradas numa simbiose teórica e prática, que abarcam abordagem de várias escolas psicológicas. Todas se mostram válidas e de certa forma são complementares. Segundo o renomado psicólogo americano Dr. Abraham Maslow, a Psicologia se desenvolveu em quatro grandes forças.

    As Quatro Forças da Psicologia

    1ª FORÇA: PSICANÁLISE

    Esta linha teórica tem como seu principal autor o criador da psicanálise, o Dr. Sigmund Freud (1856-1939), foi médico neurologista austríaco, professor, pesquisador, arqueólogo do inconsciente, escritor premiado e ínclito criador da psicanálise. Freud, pesquisador dos fenômenos psíquicos, estruturou a teoria psicanalítica. Esta teoria traz uma proposta metodológica de escuta ativa psicanalítica e busca descrever as causas dos transtornos mentais, o desenvolvimento humano, sua personalidade e motivações.

    2ª FORÇA: BEHAVIORISMO OU PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL

    Esta 2ª força da psicologia traz o olhar científico para a psicologia, a partir dos estudos de Dr. John B. Watson (1878-1958), psicólogo americano, que estruturou a teoria comportamental, a partir de seus estudos de laboratório sobre condicionamento operante em ratos de laboratórios.

    3ª FORÇA: HUMANISTA

    A 3ª força da psicologia – humanista – surgiu como uma reação direta à proposta comportamental da 2ª força, visto mais acima. Segundo a visão humanista, o behaviorismo via o ser humano como uma máquina, ignorando seus fenômenos internos, processos afetivos e emocionais, e isto era insuficiente para compreensão e manejo das questões humanas e existenciais. Seu autor considerado fundador desta 3ª força é o Dr. Abraham Maslow (1908-1970), que já defendia a bandeira de que, muitas vezes, adoecemos não só por aspectos patológicos, mas também por bloquear ou inibir aspectos saudáveis. Famoso por desenvolver a “pirâmide hierárquica das necessidades básicas”.

    4ª FORÇA: TRANSPESSOAL

    A abordagem transpessoal, que surgiu a partir da década de 1970, é entendida como a 4ª força da psicologia por promover uma visão mais integrativa, um sincretismo teórico que inclui as contribuições do Dr. Carl Gustav Jung (Psicologia Analítica), Dr. Abraham Maslow, Dr. Viktor Frankl (Logoterapia), Dr. Ken Wilber, Dr. Stanislav Grof, Dr. Fritz Pearls e Dr.  Max Wertheimer (Psicologia da Gestalt). Neste sentido, a visão de homem era de que o indivíduo precisa transcender à sua psique para busca de integração e conexão com o todo e realidades maiores, mais abrangentes (transpessoais).

    A psicologia tem como objetivos descrever, explicar, prever e melhorar o comportamento humano. O trabalho dos psicólogos é ajudar as pessoas a terem uma vida melhor. A união da força da psicanálise com a da psicologia é a mais consistente e contundente terapia em prol da saúde física, emocional e mental.

    Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.

    Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.

    Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.

    Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).

    Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica

    Fontes

    SCHULTZ, Duane P; Schultz, Sydney Ellen. História da Psicologia Moderna. 10ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

    FERREIRA, Aurino Lima; BRANDÃO, Eliége Cavalcanti; MENEZES, Salete. Psicologia e Psicoterapia Transpessoal – Caminhos de Transformação. 1 ed. Recife: Comunigraf, 2005.

    PETERSON, C., & SELIGMAN, M. E. P. Forças e virtudes de caráter: um manual e classificação. Washington, DC: American Psychological Association, 2004.

    MÂNCIA, L. T., Rodrigues, M. B., & Minozzo, F. (2003). Psicologia do Trabalho: Concepções e Práticas Contemporâneas. XII Encontro Nacional da ABRAPSO “Estratégias de Invenção do Presente – a Psicologia Social no Contemporâneo”, Porto Alegre, RS, Brasil.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here