As igrejas que têm alguns dos vitrais mais bonitos do mundo

De Paris a Brasília: conheça lidos exemplares deste elemento que se tornou uma característica marcante da arquitetura católica

Os vitrais, vidros coloridos que fazem com que a luz que entra pelas janelas das igrejas ganhe cores maravilhosas, são originários da Idade Média. Segundo a maioria dos historiadores, o vitral foi inventado por monges e artistas que fundiam o vidro superaquecido com sais metálicos. A técnica permitia que o vidro assumisse diferentes tons cromáticos.

Os vitrais são uma das mais fortes características da arquitetura católica em todo o mundo, especialmente na França e no norte da Europa, onde historicamente os arquitetos constroem janelas maiores, se comparadas com as do sul da Europa.

Algumas igrejas se destacam pelos seus belos vitrais. Na galeria de fotos abaixo, apresentamos algumas delas. Mas atenção: se você conhecer outros templos que se destacam pelos vitrais, compartilhe conosco!

Sainte Chapelle, Paris, França
Menos conhecida que Notre Dame, esta pequena capela francesa venceu o concurso que elegeu os mais belos vitrais da França. Contruída no século 13, ela abriga cerca de dois mil mentros de vitrais que retratam cenas bíblicas. As obras foram restauradas em 2015.

Santuário Dom Bosco, Brasília, Brasil
Construído em 1963 e projetado por Carlos Neves, este edifício modernista abriga 80 vitrais com 12 metros de altura cada. Eles criaram uma luz azul etérea no santuário e atraem milhares de visitantes a cada ano.

Catedral de Reims, Reims, France
A Catedral de Reims, do século XXIII, ficou conhecida em todo o mundo pela beleza de seus vitrais. Infelizmente, poucos dos painéis originais de vidro permanecem no local, mas a dedicação de artistas do século XX, como Marc Chagall, que recriaram as peças originais, garantiu a Reims o seu lugar no ranking das arquiteturas de vitrais.

Sint-Petrus-en-Pauluskerk, Ostend, Bélgica
Construída em 1899 em estilo neogótico, esta estrutura elevada foi feita edealizada pelo mesmo arquiteto que projetou a famosa Catedral de Colônia. É o lar de vitrais de cores finas que resultam em eu jogo de cores em seus anteriores.

Catedral de Chartres, Chartres, França
Conhecida pela beleza requintada de seus exteriores, a Catedral de Chartres também abriga alguns dos mais belos vitrais da arquitetura gótica. Suas rosáceas centrais, bem como os painéis abaixo dela, hospedam vitrais de uma meríade de tons de azul, roxo e vermelho, resultando em uma luz com tom azul etério dentro da Catedral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here