As cores do ano e suas mensagens de fé para 2021

Color swatches with colors of the year 2021 in the hand - Illuminating and Ultimate Grey. Color trend palette. Top view, flat lay.

As cores escolhidas pela Pantone para serem tendência em 2021 podem funcionar como lembretes da nossa fé e esperança

Há pouco mais de duas décadas, no final de cada ano, os membros do Instituto Pantone têm escolhido uma ou duas “cores do ano”. Segundo o instituto, essas cores refletem as características do ano vindouro, a partir das experiências dos meses anteriores.

A escolha não é feita ao acaso ou por capricho. Os pesquisadores do Pantone baseiam sua decisão em estudos da psicologia da cor (e como as cores influenciam o humor das pessoas). De fato, muitos fatores são levados em consideração nesta análise, incluindo eventos sociais e esportivos, desfiles de moda, paisagens e cidades, tendências de marketing e até mesmo política.

Para 2021, duas cores foram escolhidas: Ultimate Gray (cinza) e Illuminating (amarelo). Esta é  a segunda vez que os especialista elegem mais de uma cor para definir a tendência do ano.

Claro, depois de um ano tão complexo como 2020, não é de se admirar que precisaríamos de duas cores.

A força do cinza

Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, explicou à Vogue que:

“[A] Ultimate Gray (Pantone 17-5104) fala sobre força e resiliência. Se pensarmos nisso em termos de natureza, é a cor dos seixos da praia, das rochas e pedras que existem há milhões de anos e não vão desaparecer tão cedo. Cinza denota fortaleza; algo em que você pode se apegar e que sempre estará lá para você.”

Lendo isso, imediatamente pensei em São Pedro, a rocha (ele tinha esse apelido muito antes de qualquer artista!) sobre a qual a Igreja Católica foi construída. Em 2020 não tivemos uma Semana Santa tradicional. Demorou muito até que pudéssemos voltar à igreja, mas ainda assim a fé era nosso refúgio e Deus era nossa força. Muitos que, por um motivo ou outro, tinham se afastado da Igreja voltaram a rezar.

Além disso, o cinza também é muito importante no catolicismo porque é a cor das cinzas. É uma cor que nos lembra a fragilidade da vida humana e nos convida à conversão. Chama-nos a trabalhar todos os dias para que o Reino de Deus se estabeleça em nós.

COLORS

Azer Merz | Shutterstock

A alegria do amarelo

“A maioria das pessoas aprendeu que o amarelo significa esperança, alegria e positividade. A cor sempre oferece aquele sentimento edificante de esperança, quando os céus se abrem para um belo dia ensolarado”, disse Leatrice Eiseman para a Vogue.

De fato, o amarelo é tão importante na Igreja Católica que é uma das cores da bandeira do Vaticano (embora em alguns casos a bandeira também apareça em ouro). É a cor da luz e da esperança em tempos difíceis. Acima de tudo, é um símbolo da presença de Deus.

COLORS

eldar nurkovic | Shutterstock

As duas cores juntas

O Instituto Pantone esclareceu este ano que, embora cada cor seja independente, a ideia é usá-las juntas, pois uma complementa a outra a outra.

Eles decidiram fazer assim porque, se a pandemia deixou algo claro, é que precisamos uns dos outros. “É a nossa conexão com outras pessoas que nos dá a força e a esperança essenciais para seguirmos em frente”, afirmou Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute.

COLORS

Aleksandra_Iarosh | Shutterstock

Isso realmente faz sentido se olharmos as coisas pela perspectiva da fé e não apenas da psicologia das cores (embora não sejam coisas totalmente separadas; a Igreja também tem cores litúrgicas usadas nas vestes dos padres e na decoração da igreja).

Devemos nos apegar à nossa fé, crer e deixar Deus ser nossa rocha. Então, encontraremos o caminho para a paz e a felicidade, mas não devemos esquecer o nosso próximo. Pelo contrário, agora mais do que nunca, é hora de cuidarmos uns dos outros.

Como usar as cores do ano

Embora o mais importante seja levar conosco os significados das cores, tê-las nos objetos do cotidiano pode nos ajudar a nos lembrarmos de seus simbolismos. Aqui estão alguns exemplos de como utilizar as cores do ano em nosso cotidiano:

  • se o seu sofá for cinza, compre almofadas amarelas;
  • você pode comprar um caderno com essas duas cores na capa e anotar todos os seus objetivos para este ano;
  • encape sua Bíblia com papel que tenha essas duas cores;
  • use e abuse roupas com as cores do ano;
  • faça um marcador de livro com faixas em cinza e amarelo.
COLORS

Alim Yakubov | Shutterstock

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × três =