Arquidiocese de Natal promove campanha pela paz, após onda de violência no estado

NATAL, 12 Ago. 16 / 07:00 am (ACI).- Após uma onda de violência que se estende desde o dia 29 de julho no estado do Rio Grande do Norte, a Arquidiocese de Natal está promovendo uma campanha que visa a mobilização das pessoas nas redes sociais em um apelo pela paz.

A campanha intitulada “Eu acredito na força da paz” faz um convite para que as pessoas publiquem nas redes sociais fotos que mostrem sua mão com um coração branco, seguida pela hashtag #euacreditonaforçadapaz.

Em nota publicada em 30 de julho, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha ressaltou que “urge uma reação de todos nós fundada nos valores da fé que professamos, bem como no desejo do império da justiça e da paz social”.

A onda de violência no Rio Grande do Norte teve início na tarde do dia 29 de julho, quando um micro-ônibus foi incendiado em Macaíba. Desde então, foram registrados atentados a ônibus, carros, prédios da administração pública e bases policiais em todo estado, além de um dos acessos ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves e a vegetação do Morro do Careca – um dos principais cartões-postais estado.

Uma facção criminosa formada dentro dos presídios é apontada como responsável pelos ataques. A razão, segundo o governo, é a instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária de Parnamirim.

Para colaborar com a segurança no estado, homens do Exército, Marinha e Aeronáutica chegaram ao Rio Grande do Norte no dia 3 de agosto para integrar às forças estaduais no combate aos ataques.

Na quarta-feira, 10, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte atualizou a quantidade de atos criminosos ocorridos no estado nos últimos dias. Segundo a Sesed, o número de ataques é de 111, sendo 38 as cidades potiguares que foram alvos dos bandidos.

Em sua nota do dia 30, Dom Jaime afirma que “ninguém deve ficar indiferente à tão grave crise que se abateu na Segurança em nosso Estado”. Para ele, “ficar e permanecer indiferentes, acuados ou reféns de atos de violência ou do medo, além de favorecer seus autores, dar-lhes a oportunidade de continuarem usurpando dos direitos e deveres do Estado democrático de direito, fundamento último da democracia e da cidadania de cada um de nós”.

De acordo com a Arquidiocese, a campanha “Eu acredito na força da paz” será impulsionada durante o “II Evangelizar é preciso Natal”, show a presença do Padre Reginaldo Manzotti e artistas católicos locais, que acontecerá no próximo sábado, 13, das 12h às 22h, no Espaço João Paulo II, conhecido como Papódromo. Às 16h, o Arcebispo de Natal presidirá a Santa Missa na intenção pela paz no estado do Rio Grande do Norte.

O evento é promovido pela Rádio Rural de Natal AM 1090, através do Projeto “Sintonia do Bem”, e faz parte das comemorações dos 25 anos de vinda do Papa São João Paulo II à capital potiguar.

 

Fonte: Acidigital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

doze − oito =