Encontros reúnem membros da Igreja para tratar dos Planos Pastorais
O mês de novembro foi escolhido por diversas (arqui) dioceses para a realização das assembleias de pastoral. Em vários lugares do Brasil, as Igrejas particulares debateram seus planos de ação para os próximos anos a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2015-2019) e do Ano da Misericórdia, que será aberto no dia 8 de dezembro.
Saiba quais os temas das assembleias:
Salgueiro
A diocese de Salgueiro (PE) promoveu a quinta edição da Assembleia Diocesana de Pastoral. O evento, realizado na cidade de Bodocó (PE), entre os dias 6 e 8 de novembro, teve como tema: “A Conversão Pastoral e a Igreja em saída, servidora e profética”. Participaram o bispo, padres, diáconos, religiosas, seminarista e leigos.
Marabá
O Conselho Pastoral da diocese de Marabá (PA) reuniu presbíteros, religiosas, leigos e leigas das comunidades, lideranças, dos movimentos, das pastorais e dos serviços no Centro Diocesano de Formação em Marabá, de 13 a 15 de novembro. O encontro teve como objetivo principal estudar as DGAE 2015-20119.
“Muitas ações boas se realizaram por todos, outras deverão ser assumidas com maior ânimo, alegria e dedicação. Da mesma forma, as prioridades diocesanas da formação integral e permanente, e a missionariedade conduzem-nos ao amor a Deus, ao próximo como a nós mesmos em busca da realização da Vontade de Deus neste momento histórico e eclesial”, conta o bispo diocesano, Vital Corbellini.
Guarabira
A partir do tema “Uma Igreja em saída, discípula missionária, profética e misericordiosa”, a diocese de Guarabira (PB) realizou, nos dias 13 e 14, sua 14ª Assembleia Diocesana de Pastoral. As DGAE 2015-2019 auxiliaram na avaliação da caminhada dos últimos quatro anos e na construção do novo Plano Pastoral 2016-2019.
Crato
A diocese de Crato (CE) teve sua assembleia nos dias 14 e 15 de novembro. Na ocasião, foi elaborado o novo Plano de Pastoral que, a partir das contribuições das foranias, propôs a criação de novos movimentos e comunidades, a implantação de uma Pastoral Familiar e da Catequese voltada ao matrimônio, oferta de formação no site da diocese e renovação das Pastorais Sociais.
Durante a assembleia, o bispo diocesano, dom Fernando Panico (foto, à esquerda), apresentou o missionário da Misericórdia em Crato, o vice-reitor do Seminário São José, padre Acúrcio Barros.
Palmas
A arquidiocese de Palmas (TO) realizou sua VI Assembleia, entre os dias 20 de 22 de novembro. O encontro teve a análise da conjuntura social e eclesial, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e da Carta Pastoral “Sobraram Doze Cestos”. Os dois textos orientaram a elaboração e a aprovação do Plano Arquidiocesano de Evangelização 2016-2019.
Maceió
Na arquidiocese de Maceió (AL), o Jubileu Extraordinário da Misericórdia motivou as reflexões propostas na 17ª Assembleia de Pastoral, realizada entre os dias 19 e 20 de novembro, no Seminário Nossa Senhora da Assunção, na capital alagoana. Os participantes da reunião apresentaram propostas de estratégias pastorais para a vivência do Ano Santo, a partir do sacramento da Penitência.
“Teremos uma agenda com padres que estarão disponíveis, em horários determinados, para o sacramento da penitência. E, para marcar este Ano Santo, um confessionário bonito será colocado de forma visível na Catedral”, informou o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes (à direita na foto).
Diocese de Divinópolis
Após a Festa do Povo de Deus, celebrada ontem, dia 22, Dia de Cristo Rei e Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas, a diocese de Divinópolis (MG) abriu as atividades da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral (foto à direita). A última assembleia diocesana aconteceu há mais de 10 anos.
Mariana
A arquidiocese de Mariana (MG) irá celebrar, no próximo dia 28 de novembro, os 270 anos de criação – é primeira diocese de Minas Gerais. O evento, chamado de “Dia da Arquidiocese de Mariana”, tem como objetivo fortalecer os laços da comunhão eclesial e preservar a memória histórica de uma das dioceses mais antigas do Brasil.
Na oportunidade será lançado o novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), um material de estudo para as comunidades e paróquias da arquidiocese. A elaboração do texto iniciou no mês de junho, após a conclusão, os delegados das regiões pastorais estudaram o material para direcionar os trabalhos da Assembleia Arquidiocesana, que acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro, em Mariana.
DGAE
As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil foram o tema central da 53ª Assembleia Geral da CNBB, de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP). O novo texto, publicado como Documento 102 da Conferência, possui as orientações pastorais para o quadriênio 2011-2015 atualizadas a partir da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e do pronunciamento do papa Francisco aos bispos em julho de 2013, no Rio de Janeiro (RJ), por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
As DGAE auxiliam no processo de planejamento pastoral das Igrejas particulares, do secretariado geral da CNBB, das iniciativas da vida consagrada e dos movimentos eclesiais. Esse processo é facilitado com o anexo do Documento, que oferece “Indicações de operacionalização”, com “caminhos para as urgências da Ação Evangelizadora serem colocadas em prática”.
O texto está disponível nas edições CNBB. Para adquirir, entre em contato pelo televendas (61) 2193-3019 ou pelo site www.edicoescnbb.com.br.
Fonte: CNBB