Apelo de Pax Christi ao governo de Damasco

Pax Christi Internacional fez um apelo urgente ao governo de Damasco e às forças envolvidas no conflito sírio para que sejam abertas as fronteiras do país e permita às ajudas humanitárias chegar às populações carentes nas áreas mais castigadas pelo confronto armado.

Em um comunicado enviado à agência Fides, Pax Christi Internacional acolhe positivamente o anúncio da Conferência de Paz “Genebra 2”, convocada para o próximo dia 22 de janeiro, na convicção de que uma tentativa de solucionar politicamente o conflito é inadiável e deva envolver representantes do governo sírio e uma delegação que represente a oposição.

Em vista de Genebra 2, Pax Christi Internacional recorda a urgência de um cessar fogo que garanta acesso humanitário às áreas assediadas antes do início das conversações. No comunicado, a organização expressa preocupação pelas notícias sobre os obstáculos erguidos por alguns países europeus diante dos pedidos de asilo feitos por pessoas que fogem do conflito sírio.

Pax Christi Internacional convoca todas as instâncias nacionais e internacionais a garantir aos sírios em fuga o status de refugiados. Levantar muros diante de quem busca se salvar da guerra – adverte Pax Christi – força os refugiados a empreender viagens perigosas e os coloca à mercê dos traficantes de pessoas.

 

Local: Bruxelas
Fonte: Rádio Vaticano