ÁFRICA/RD CONGO – Os Bispos lançam uma campanha de educação cívica em vista das eleições

Kinshasa (Agência Fides) – A Conferência Episcopal Nacional do Congo (CENCO) lançou uma campanha de sensibilização da população para envolvê-la no processo de melhoria da situação do país e acompanhá-la no processo eleitoral.
As eleições presidenciais e parlamentares devem ser realizadas até novembro deste ano, mas agora é provável que serão adiadas, abrindo caminho para um prolongamento do mandato do Presidente em fim de mandato, Joseph Kabila (veja Fides 25/5/2016).
A Igreja, nesta fase delicada, com esta campanha de formação pretende contribuir para o melhoramento da consciência dos cidadãos sobre os seus direitos fundamentais. Segundo um comunicado enviado à Agência Fides, “a campanha visa estimular uma reflexão sobre as condições de vida, sobre a situação política atual, sobre a inscrição nas listas eleitorais, etc …”.
A iniciativa dos Bispos foi possível graças ao apoio financeiro do governo canadense. De acordo com o embaixador do Canadá junto à República Democrática do Congo, “o projeto de educação cívica e eleitoral visa contribuir para a construção do Estado de Direito no país, e todos sabem que a realização de um governo fundamentado em regras, no respeito pelos direitos da pessoa e sobre o estabelecimento de instituições eficazes e responsáveis é essencial para o desenvolvimento. O projeto contribuirá para o crescimento econômico e duradouro do país”.

 

Fonte: Agência Fides

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

10 + 9 =