ÁFRICA/RD CONGO – “Empenhem-se pelos últimos”, exortam os Bispos de Kasayi nos 125 anos de evangelização

Kinshasa (Agência Fides) – “Estamos felizes em abrir este ano em Mikalayi, no mesmo lugar onde em 8 de dezembro de 1891 pe. Emeri Cambier celebrou a primeira Eucaristia, dando início à evangelização na nossa terra, o Kasayi. Como um grão de mostarda, este anúncio deu vida às nossas oito dioceses”, escrevem os Bispos de Kananga, Mweka, Kabinda, Tshumbe, Mbujimayi, Lwebo, Lwiza, Kole, na Carta Pastoral com a qual abrem o Ano Jubilar convocado pelos 125 anos de evangelização de Kasayi, na República Democrática do Congo.
Recordando que esta data é concomitante com o Jubileu da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco, os Bispos destacam que “a nossa vocação cristã é um dom e uma experiência da misericórdia de Deus”.
No documento, enviado à Agência Fides, convidam-se os fiéis a viverem a fé através das obras de solidariedade e justiça aos últimos, denunciando graves pecados sociais: “As nossas prisões são locais onde os seres humanos são mantidos em condição de abandono e violência que nada pode justificar. Milhares de crianças são abandonadas por suas famílias, com frequência com acusações (bruxaria, ndr.) que escondem a irresponsabilidade de seus pais e da sociedade ”. Os Bispos louvam as congregações religiosas que cuidam dessas crianças e lançam um apelo às famílias cristãs para que as adotem. Também vários idosos “são vítimas de todo tipo de acusação e de violência nos nossos vilarejos”.
Recordando as próximas eleições, os Bispos escrevem para “rezar para que 2016 seja o ano em que a democracia se fortifique no nosso país”, e lançam um apelo aos fiéis leigos para que se empenhem na política pelo bem comum.

Fonte: Agência Fides

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here