Adão e Eva são nomes simbólicos ou não? Eles existiram?

A Bíblia, embora tenha dados históricos verdadeiros (personagens, fatos e datas), não é um livro de história. Entenda:

Aorigem do ser humano atual é algo que cientificamente não está livre de discussão.

Cientificamente falando, há várias hipóteses e, caso alguma delas esteja correta, não é possível dizer com absoluta certeza qual delas é, mesmo que haja unanimidade a favor dela.

A Bíblia e a ciência devem andar de mãos dadas para chegar à única verdade. A hipótese correta, cientificamente falando, não pode ir contra a verdade bíblica, e vice-versa.

Seria tolice negar um fato científico cem por cento comprovado usando um fato bíblico; e pior ainda se esse fato bíblico for mal interpretado.

No entanto, é preciso ter em mente que a fé católica se baseia na verdade, é uma fé histórica. A fé é baseada em fatos reais e pessoas reais.

E a interação de Deus com a humanidade é, consequentemente, histórica, verdadeira e concreta, nunca mitológica, mesmo que haja símbolos, imagens, parábolas, metáforas etc., na Bíblia.

Todos esses dispositivos literários e outros são necessários para capturar por escrito o que é fundamental para TODOS os eventos da história da salvação: o relacionamento único desejado por Deus entre Ele, o Deus vivo e verdadeiro, e a humanidade.

O que a Bíblia é (e o que ela não é)

A Bíblia, embora tenha dados históricos verdadeiros (personagens, fatos e datas), não é um livro de história.

Embora tenha lugares geográficos reais do passado e do presente, a Bíblia não é um livro de geografia.

E, embora tenha estilos e gêneros literários, não é um livro de histórias ou mitos, nem é um romance ou um livro de literatura.

Mesmo que fale sobre a origem do mundo e do ser humano, não é um livro de ciência.

E a Bíblia, ao mencionar Adão e Eva, não é um livro de antropologia para falar sobre a origem da vida humana.

Woman holding bible in summer field

O que a Bíblia busca? Ela não busca explicar o como, mas o quê. “A Bíblia não nos diz como é o céu, mas como chegar ao céu”, diz Galileu.

O que a Bíblia ensina? A Bíblia não ensina qualquer tipo de verdade, ela nos ensina apenas verdades para a nossa salvação, verdades que nos relacionam com Deus.

A Bíblia fornece verdades salvíficas, essa é sua única missão, seu propósito e sua intencionalidade.

Deve-se confessar que os livros da Escritura ensinam com firmeza, com fidelidade e sem erro, a verdade que Deus quis registrar nas sagradas letras para a nossa salvação. (Dei Verbum, 11)

A Palavra de Deus sobre a origem do ser humano

O que o livro de Gênesis nos conta em seus primeiros capítulos (a respeito da criação do universo e do ser humano) não pode, portanto, ser considerado como uma narrativa histórica.

Não é sensato acreditar que o que esse livro nos conta é uma crônica dos primeiros anos da criação e da história humana.

O livro de Gênesis nos fala sobre a origem do universo e do ser humano, sem a pretensão de ser um tratado científico.

O que as Escrituras dizem tem o objetivo de falar do relacionamento de Deus com o homem e estabelecer relacionamentos apropriados entre o homem e Deus, entre o homem e seus semelhantes e com o mundo criado.

Entendendo a mensagem

Além disso, em termos gerais, não podemos pedir à Bíblia que nos dê tantos detalhes sobre tudo; ela quer se concentrar no essencial.

No entanto, quando a Bíblia não entra nos detalhes de algo, isso não significa que o que ela diz está errado.

Se a Bíblia nem sempre especifica as coisas, é porque elas não são importantes e são inviáveis (os livros não caberiam neste mundo).

A Bíblia não foi escrita para satisfazer a curiosidade humana, mas para tornar o plano de salvação de Deus conhecido e aceito. Perguntar à Bíblia ou esperar dela outra coisa é tolice.

Consequentemente, não devemos fazer com que a Bíblia diga o que ela não pretende dizer, nem que ela possa dizer de acordo com os padrões científicos humanos.

Em todo caso, devemos sempre interpretar a Bíblia em harmonia com a razão e com o conhecimento sólido que temos.

A Bíblia simplesmente procura declarar que o mundo, a vida e o ser humano, bem como todas as outras realidades visíveis e invisíveis, conforme professamos no credo, foram criados por Deus.

E, para tornar essa verdade concreta, a Bíblia se expressa em termos da cosmologia e da antropologia conhecidas na época do escritor sagrado.

Adão e Eva existiram

Mas e quanto a Adão e Eva, especificamente? Eles existiram ou não como indivíduos históricos?

Eles são ou foram pessoas de carne e osso como você ou eu (monogenismo)? São nomes simbólicos para designar o conjunto de homens e mulheres?

Vamos começar dizendo que a Bíblia menciona Adão e Eva em ambos os Testamentos; portanto, ninguém pode acreditar que Adão e Eva não existiram como duas pessoas individuais e históricas.

Adão é mencionado no início das genealogias em torno de Davi (I Crônicas 1).

Jesus, ao responder aos fariseus sobre o divórcio, considera a historicidade de Adão e Eva referindo-se a Gênesis 2 (Mt 19, 3-9).

O Evangelho segundo Lucas menciona Adão na genealogia de Jesus (Lc 3, 23-38).

São Paulo diz que, assim como a desobediência de “um homem”, Adão, trouxe condenação para todos, a obediência ao Pai de um homem, Jesus, trouxe justificação e vida (Rm 5, 12-21).

O Concílio de Trento já declarou a historicidade de Adão, e o catecismo reafirma isso ao declarar:

O relato da queda (Gn 3) usa uma linguagem feita de imagens, mas afirma um evento primordial, um evento que ocorreu no início da história do homem. A revelação nos dá a certeza da fé de que toda a história humana está marcada pelo pecado original livremente cometido por nossos primeiros pais. (Catecismo, 390)

Portanto, é uma doutrina teológica sólida que, de alguma forma, em algum lugar e em algum momento da história, houve um Adão e uma Eva históricos.

Em todo caso, a questão de como Adão e Eva eram não é um dogma de fé. O que é dogma de fé é que todos nós nascemos com o pecado original, cometido por Adão e Eva.

O Concílio de Trento também ensinou de forma infalível que o pecado de Adão e Eva afetou, de corpo e alma, toda a raça humana de forma negativa. Portanto, a ideia de que algumas pessoas não eram descendentes de Adão e Eva é errônea.

Por outro lado, a crença “de que Adão significa o conjunto de muitos primeiros pais (encíclica Humani Generis, 30)” não deve ser aceita.

Acreditar, portanto, que o nome Adão é um nome simbólico para falar de seres humanos, homens, como um todo é incompatível com a doutrina do “pecado original, que procede de um pecado realmente cometido por um único indivíduo Adão” (encíclica Humani Generis, 30).

A ideia de que Adão e Eva “representam” os dois gêneros da raça humana, e que nunca existiram como duas pessoas individuais, também é incompatível com a crença de que um primeiro homem desobedeceu a Deus.

Os nomes próprios, Adão e Eva, não são, portanto, nomes mais genéricos do que Moisés, Abraão, Isaque, Jacó, para mencionar alguns exemplos.

Portanto, a resposta é que Adão e Eva realmente existiram, embora o episódio em que eles são mencionados seja descrito em linguagem simbólica.

Corpo e alma

O que a Bíblia diz é simplesmente que Deus criou os seres humanos com suas respectivas almas espirituais.

O fato de Deus tê-lo criado por meio da evolução ou não é de importância secundária. A evolução não entra em conflito com a verdade teológica.

Agora, quando falamos de evolução aqui, não estamos dizendo que os seres humanos vieram de outra espécie.

Cada espécie animal evolui de sua própria maneira, independentemente das outras; ou seja, uma espécie não vem de outra.

O homem é homem, e o macaco é macaco, e se eles evoluíram, evoluíram cada um isoladamente, sem nenhum vínculo ou algo em comum.

A evolução, entretanto, se referiria apenas ao corpo do ser humano, incluindo sua condição de ser racional ou a evolução de seu cérebro; sua alma espiritual não está sujeita a nenhuma evolução.

Concept of Darwin’s theory of evolution

O evolucionismo busca a origem do corpo humano na matéria viva preexistente – mas a fé católica nos ordena a defender que as almas são criadas imediatamente por Deus (encíclica Humani Generis, 29).

O ser humano é um ser espiritual, e sua alma não pode evoluir de forma alguma, nem pode ser herdada de nossos pais; a alma faz parte de uma ordem absolutamente superior à da matéria.

Sabemos com certeza que o ser humano vem de Deus; não pode haver contradição entre os fatos da fé e os da ciência.

Seja qual for a maneira que Deus escolheu para criar nossa corporeidade, e a corporeidade de Adão e Eva, é, portanto, secundária; de fato, é a alma que realmente importa mais.

É a alma espiritual que levanta os olhos do animal do chão para transformá-lo em um ser humano.

É a alma espiritual que torna esse ser humano transcendente, que o faz olhar além de um simples e pobre desejo por comida, prazer e luta pela sobrevivência.

É a alma espiritual que levanta nossos olhos para descobrir a verdade inefável de nosso destino final e eterno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here