A Vocação

    “Logo que descobri que existe Deus entendi que não podia mais fazer outra coisa a não ser viver por ele: minha vocação religiosa começa no exato momento em que despertou a minha fé” (Bem-aventurado Charles de Foucauld).

    Todos nós nascemos com talentos, dons, vocações e categoricamente com uma vocação especial.  Na vida religiosa ser monge cartuxo ou trapista é uma chamada abissalmente especifica e na vida secular ser um colossal cientista.  Ter uma vocação  é saber que nasceu para executar um ofício que lhe faz feliz  pela atividade que a pessoa escolheu e transfere essa felicidade para seu semelhante.

    A palavra vocação é um termo originado do latim – “Vocare”, que significa chamar – desta maneira sabemos que a palavra vocação significa chamado. A vocação é por muitas consideradas como um dom ou aptidão natural para exercer determinada atividade ou profissão.

    Como chamado natural, a vocação acaba sendo um chamado de amor. Quando a pessoa descobre esse chamado, e realiza as atividades com prazer e naturalidade, elas serão feitas com amor e alegria e a pessoa encontrará a tão sonhada satisfação pessoal e por consequência à própria realização.

    Pode-se afirmar que existem 2 (dois) chamados na vida de um ser humano: o chamado humano e o chamado divino. O chamado humano consiste na realização de usar as nossas capacidades e aptidões (vocação profissional). O chamado divino consiste a termos uma relação com Deus (vocação cristã).

    Descobrir a sua Vocação

    Muitas pessoas passam a vida inteira tentando descobrir a sua verdadeira vocação e não conseguem tal fato. Por isso, para saber ou descobrir a sua vocação, seja a vocação profissional ou pessoal, é importante que você conheça as suas paixões, aptidões e talentos pessoais para que assim você consiga estabelecer suas metas, objetivos e prioridades, e assim descobrir as atividades que atraem a pessoa para que ela possa realizá-las e principalmente ser feliz com as suas escolhas que sejam tomadas.
    A pessoa que descobre, entende e principalmente atende ao seu chamado intimo, desempenhará as suas atividades com muito mais ânimo e mais disposição se tornando diferenciados, pois terá prazer no que está fazendo, pois está fazendo o que gosta.

    A Vocação Cristã

    A vida do ser humano é um dom de Deus. Conforme a Bíblia Sagrada: “Somos obra de Deus, criados em Cristo Jesus” (Ef 2,10). “Todo dom vem de Deus” (Tg 1, 17).

    Deus chama diretamente, pela mediação de fatos, por sonhos e acontecimentos, ou pelas pessoas. Deus sempre toma a Iniciativa de chamar e permite total liberdade de resposta ao homem. A Vocação acaba sendo o encontro de duas liberdades: a de Deus que chama e a do homem que responde.

    O Laicato é o chamado de Deus, para pessoas que vivam no matrimônio ou no celibato (pessoas cristãs que são solteiros e exercem algum serviço na Igreja, sem serem sacerdotes ou terem uma vida consagrada), e vivam o apostolado do chamado de Deus. O leigo exerce os seus serviços e missões contribuindo com a Igreja, sem abandonar os seus ofícios e trabalhos seculares.

    O sacerdócio é um chamado de Deus para aquelas pessoas que são inclinadas a exercerem o ministério paroquial, celebrando a presença de Deus no meio do seu povo. O presbítero é aquela pessoa enviada por Deus para cuidar das comunidades e das pessoas.

    Dentro da vida consagrada há gloriosas vocações para ser monge, frade, eremita, irmãs, freiras e missionários(as). Esse é o contexto da vida contemplativa e ativa.

    Vocação Profissional

    Desde que somos crianças uma pergunta martela a nossa cabeça. O que você vai ser quando crescer? E essa pergunta mexe conosco e principalmente quando estamos na adolescência, e próximos a fazer o vestibular e escolhermos a faculdade que definirá nossa profissão par ao resto da vida.

    Por isso na hora de escolhermos a nossa profissão é importante levarmos em conta, além do aspecto financeiro (que na maioria das vezes é o que determina as nossas escolhas profissionais, pois a muitas vezes a própria família influencia dizendo que determinada profissão não enche barriga de ninguém pois o salário é baixo), se nós nos realizaremos pessoalmente e se estaremos servindo ao próximo e sendo uteis a sociedade. Por isso, é bom estarmos conectados e cientes da nossa vocação.

    A vocação é a inclinação ou chamado a alguma atividade. A vocação profissional do ser humano é o chamado a uma determinada profissão conforme as suas características, portanto o objetivo da vocação profissional é descobrir qual a profissão adequada ao perfil, características e aptidões do ser humano, isto é, analisar em quais profissões se adequaria melhor a pessoa conforme a união de todas as suas características.

    O teste vocacional é uma importante ferramenta que auxilia as pessoas que se encontram indecisas sobre qual profissão seguir em sua vida.

    Segue abaixo 5 pontos que irão ajudar a descobrir a sua vocação profissional:

    Tempo e paciência – tenha consigo que identificar a sua vocação é somente o primeiro passo, pois além de descobrir, você precisa entender e moldar as necessidades e qualidades exigidas pelo mundo;

    Explore – busque atividades (exemplos: teste vocacional, cursos de orientação, converse com psicólogos e profissionais que atuam na área), que lhe ajudem a vivenciar e a experimentar o seu chamado;

    Estabeleça planos – O estabelecimento de planos e metas para encontrar a sua vocação é interessante para avaliar o seu desempenho e progresso. Isso ajuda a eliminar opções e a escolher as que mais se destacam com as suas escolhas;

    Parta para a ação – não fique apegada a teoria, busque atividades práticas da atividade que pretende realizar. Muitas vezes idealizamos coisas diferentes da realidade, o que gera frustrações;

    Avalie seu desempenho – avalie seu desempenho de forma constante para avaliar o seu progresso. Converse com pessoas que acompanham sua trajetória profissional, isso lhe ajudará a discernir o que serve ou não para a sua carreira.

    Nos dias atuais é fundamental que saibamos qual a nossa vocação profissional, pois existem muitas pessoas que estão infelizes com suas escolhas, e acabam exercendo suas profissões insatisfeitas e não geram os frutos necessários na sua profissão.

    Ouvir ao chamado é a condição ideal para que a nossa sociedade seja feita de pessoas mais realizadas e felizes, pois os seres humanos estariam plenamente satisfeitos de um estar servindo ao outro, fazendo o que efetivamente gostam, o que traria satisfação profissional e pessoal, e a realização financeira seria conquistada por acréscimo. E para isso é preciso buscar dentro de si mesmo, ouvir palavras de especialistas e psicólogos, ouvir conselhos e mensagens, que façam desabrochar do seu interior a sua verdadeira vocação.

    Para meditação:

    “Para além das vocações de consagração especial, está à vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um ‘alto grau’ da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria”. Papa Bento XVI (Referindo – se à Jornada Mundial da Juventude – Madri 2011).

    Frei Inácio José do Vale
    Psicanalista Clínico
    Professor e Conferencista
    Sociólogo em Ciência da Religião
    Irmãozinho da Visitação de Charles de Foucauld
    E-mail: pe.inacio.jose@gmail.com

    Fontes:

    http://mensagens.culturamix.com/frases/mensagens-sobre-vocacao
    https://pensador.uol.com.br/vocacao/4/

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here