A segunda vinda

    Uma das expectativas que põem em xeque a fé cristã e deixa inseguros muitos dos seus seguidores é a chamada fé escatológica, ou seja, a segunda vinda de Cristo. Para o mundo agnóstico, trata-se de mais uma das muitas esperanças vazias de conteúdo, diante da realidade de uma natureza atrelada ao ciclo mais lógico da vida: nascer, crescer e morrer. Já ao crente, aquele que vê a vida com maiores significações e visões além da realidade biológica, algo mais os aguarda. Dentre estas, a segunda vinda de Cristo. Diz o Creio, a profissão da fé cristã, quase um juramento que se faz publicamente, diante de um altar: “E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim” (versão niceno-constantinopolitano).
    A significação dessa esperança volta à tona periodicamente, em especial no período do Advento, quando as comunidades retomam o episódio do nascimento miraculoso de Belém. Um menino nasceu, a promessa se cumpre e Deus se humaniza, se faz um… O Messias chegou! Talvez seja exatamente pela grandiosidade desse mistério que a fé cristã oscile entre o desafio da aceitação pura e simples e a limitação da lógica que move o espírito e a realidade humana. Aqui reside mais que um mistério. Como entender e aceitar tão grande submissão divina à sua obra maior, sua imagem feita de carne e osso, sua semelhança de plenitude espiritual, que a Encarnação do Verbo nos trouxe? Se já aconteceu uma vez, por que não uma segunda, selando sua Promessa de Glória a Deus e Paz na Terra àqueles que acreditaram? Seria este seu reino definitivo.
    Vivemos ainda o período desse aprendizado. A escola de Cristo continua seu discipulado, buscando seguidores e atraindo operários que estendam seu desafio “até os confins da terra”, antes que a prova final separe o bom pescado, purifique o trigo em ponto de vindima, estabeleça enfim uma nova etapa na obra criadora, aquela para a qual ainda nos preparamos e sequer imaginamos sua plenitude. “Portanto, ficai atentos”, alerta o próprio Jesus. Aqui está a motivação maior do ministério cristão no mundo, sua razão de ser, de atuar, de perseverar mesmo em confronto com todas as ciências e lógicas, todas as adversidades e teorias, todo o pragmatismo e materialismo que dominam a realidade humana. Tudo isso terá fim. À lógica e à prepotência que cerceiam a racionalidade se contrapõe a fé e a esperança. E esta não se verga quando atenta à realidade espiritual e aos mistérios que tentamos desvendar com nossa inteligência, mas cuja inviolabilidade só aumenta a consciência da insignificância humana diante de seu próprio mundo. Isso tanto biológica, como espiritualmente falando. Ou seja: donde viemos, para onde vamos?
    Se nossa sabedoria não nos apresenta respostas claras para tais questões, quem somos nós para duvidarmos das promessas divinas? A encarnação, por si, já é um mistério. Um Deus feito homem não cabe na lógica materialista e casuística de tudo que nos cerca, mas na lógica da fé torna-se o mais natural dos eventos que só um Amor sem limites, – aquele que emana do coração de um Pai misericordioso – pode realizar. Se Deus já nos deu essa prova, porque não acreditar na prova definitiva? “Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá” (Mt 24,44). A segunda vinda de Cristo não é apenas e tão somente uma questão de fé, mas uma lógica que justifica essa fé. Talvez até uma teoria evolucionista, criacionista, mas que a própria ciência considera plausível diante da inevitável e inquestionável evolução que nos trouxe até aqui. Por que não avançarmos um pouquinho mais, agora no campo espiritual? Então, vinde Senhor Jesus!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here