Queridos irmãos e irmãs,
Hoje, reunimo-nos para refletir sobre a Sagrada Família de Jesus, Maria e José, um modelo de amor e fé para todas as famílias. A Bíblia nos ensina em Colossenses 3,14-15: “Sobretudo, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o árbitro em seus corações, pois, para esse fim vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.”
Maria, exemplo de humildade e confiança em Deus, nos lembra da importância da obediência à vontade divina, como vemos em Lucas 1,38, quando ela diz: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.” José, homem justo e protetor, representa o cuidado e a responsabilidade, como descrito em Mateus 1,24-25: “E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa. Mas não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e ele pôs-lhe o nome de Jesus.”
A Sagrada Família nos mostra que o lar é o lugar onde se aprende o amor, a compaixão e a fé. Ela enfrentou desafios, mas permaneceu unida pela confiança em Deus. Em Efésios 6,1-4, vemos: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honra teu pai e tua mãe’, este é o primeiro mandamento com promessa: ‘para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra’. Pais, não provoquem seus filhos à ira, mas eduquem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.”
Neste mundo em constante mudança, as famílias enfrentam desafios diversos. É essencial que busquemos fortalecer os laços familiares, cultivando o respeito mútuo, a paciência e a solidariedade, como indicado em 1 Pedro 3,8-9: “Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes. Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; porque para isso vocês foram chamados, para herdarem bênção.”
Que possamos nos inspirar na Sagrada Família para construir lares onde reine o amor de Deus, valores cristãos sejam vivenciados e cada membro encontre apoio, compreensão e aceitação.
Que a Sagrada Família interceda por nós, para que, assim como eles, possamos ser verdadeiras testemunhas do amor de Deus em nossas famílias e comunidade.
Muitos hoje, infelizmente, não querem constituir a família solidificada sobre a rocha do sacramento do matrimônio. Vivem uniões livres e experiências fora da bênção de Deus e da Igreja. Devemos, sempre que podemos, reafirmar o valor irrenunciável da família – sacramento matrimonial – que edifica a família a exemplo da Sagrada Família de Jesus, Maria e José.
Jovens, não tenham medo de edificar famílias na rocha sólida do sacramento do matrimônio. Coragem! Não tenham medo de ter filhos! Famílias numerosas são bênção de Deus! Que a Sagrada Família inspire nossas famílias!
Que Deus abençoe todas as famílias, guiando-as e fortalecendo-as em sua jornada de fé e amor. Amém.
+Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR)