A oração familiar é realmente necessária?

Apesar das muitas dificuldades, os pais tentam rezar à noite com os filhos. Mas quando as coisas ficam difíceis, é possível evitar a oração familiar?

Esta noite, Maria está um pouco zangada com seus filhos, com seu marido, consigo mesma, com Deus também, que parece não fazer nada para facilitar o encontro familiar da oração da noite. “Todo mundo va orar sem querer, é uma tarefa, ja não vejo para que serve”, confessa esta mãe de três filhos, desanimada. Devemos mesmo insistir? A oração familiar é”obrigatória”? Sim, porque uma família não pode viver sem rezar.

Algumas famílias são chamadas a rezar mais do que outras. Mas todas as famílias são chamadas a rezar. Mas cuidado para não reduzir a oração familiar à oração da noite. São muitos os gestos que dão sentido religioso à vida cotidiana da família: a graça antes das refeições, a oração feita no carro a caminho da escola, o ritual de férias, o festivo café da manhã de domingo, a oração no cemitério pelos mortos da família… Esta multidão de atenções a Deus preparará e dará vida à própria oração familiar.

Estes obstáculos que nos impedem de rezar em família

Pela manhã, a corrida contra o relógio geralmente impede a família de se reunir em uma oração comum. A fé familiar é mais frequentemente expressa na oração da noite. Este não é o mais fácil. Vidas desfeitas, dias dispersos, corridas permanentes, fadiga acumulada, múltiplas tensões, passeios apressados, o peso das almas, fadiga corporal – todos os fatores que muitas vezes fazem que a oração seja difícil. “Os nossos adolescentes resmungam ou boicotam, os pequenos se mexem ou discutem. “Receio que esta oração os enojará de rezar!”, confia a Isabelle, mãe de cinco filhos.

Há outros obstáculos mais íntimos: um pai que, por modéstia, tibieza ou individualismo, resiste a este exercício comunitário, um dos cônjuges que não partilha a fé do outro, ou a sua expressão pública, um adolescente que ameaça semear a discórdia…

Sobretudo não discutir!

Jérôme, de 14 anos, por exemplo, mostra uma hostilidade franca no momento da oração da noite: sorri, ri, não quer participar. É Deus que ele recusa? A oração ou a oração familiar? Há mais do que uma subtileza.

“Muitos adolescentes têm vergonha de rezar com os seus entes queridos. Mas não querer participar da oração familiar não significa rejeitar o Senhor ou a oração”, observa Elizabeth, mãe de quatro filhos. “A oração em família deve ser um lugar de paz, não uma fonte de discórdia e “pressão”, continua ela. O nosso filho mais velho decide sistematicamente tomar um duche nesse momento, o meu marido prefere ler o seu periódico… é uma pena! Talvez chegue o momento em que todos possamos rezar juntos: entretanto, não vamos discutir sobre isso. Seria realmente um contra-exemplo. »

É uma oração pobre… mas é nossa”

A oração da noite não é uma doce utopia? Não, sob duas condições: você deve realmente querer isso e não querer o impossível. “Um certo perfeccionismo quase matou a nossa oração”, diz Bernard. Estávamos a sonhar com uma verdadeira liturgia? Chegamos dolorosamente a uma péssima oração de três minutos. Quase largamos tudo, depois dissemos a nós mesmos: “Não. É uma oração pobre… mas é nossa”. Acho que o Senhor concorda. O pouco que podemos fazer, temos de fazer. No Evangelho, o menino da multiplicação dos pães tinha apenas cinco pães e dois peixes, mas os ofereceu… »

Eric, pai de quatro filhos, confessa com um sorriso fatalista: “Madre Teresa disse que uma família que reza junta fica junto, nós não nos unimos é o oposto que acontece. Quando rezamos juntos, discutimos um com o outro! Por isso, decidimos manter apenas a oração do sábado à noite, que utilizamos como mini-liturgia. Nas noites da semana, fazemos alguns ajustes… »

O importante é encontrar o seu ritmo

Devemos acompanhar a oração diária a todo o custo? As opiniões estão divididas. Alguns insistem na regularidade como uma força, uma fidelidade, um ritmo que facilita o rito. Os outros tendem, muitas vezes por necessidade, a favorecer tempos mais longos e menos frequentes.

“O importante é encontrar o ritmo”, disse Georgette Blaquière, teóloga e ensaísta católica francesa. Às vezes é melhor rezar com a família apenas duas ou três vezes por semana, ou aos domingos. O importante é vivê-lo “por Deus” na verdade, como um tempo realmente dedicado a Ele. Demasiadas vezes nos detemos no aspecto “pedagógico” da oração. Procuramos educar os nossos filhos na Fé. Confundimos “propósito” e “consequências”.

A oração pessoal não deve ser negligenciada

O ideal é, naturalmente, ter podido “aclimatar” a família à vida cristã, para que a criança possa crescer neste “banho” de fé e realizar a sua vocação à oração. Mas é um ideal… A urgência é encontrar o caminho de volta à oração pessoal quando o perdemos.

Esta é a verdadeira fonte da oração familiar. Sem oração pessoal, esta pode ser apenas uma fachada que um dia se quebrará. Com efeito, a oração familiar não substitui, nem para os pais nem para os filhos, o diálogo pessoal com Deus no silêncio do coração. Pelo contrário, tem de o introduzir.

Luc Adrian et Christine Ponsard

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here