A indulgência da Porciúncula

    No dia 02 de agosto, a Igreja celebra a festa litúrgica de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula, nesse dia também é possível conseguir a indulgência plenária dos pecados, conforme desejo de São Francisco de Assis. Esse dia também é conhecido como “Perdão de Assis” e o período para se conquistar a indulgência vai das 12h do dia 1º de agosto até as 24h do dia 02 de agosto.

    Para conquistar a indulgência plenária é preciso cumprir os preceitos definidos pela Igreja: Confessar, receber a Santa Eucaristia, e rezar na intenção do Papa. É preferível fazer essas ações no mesmo dia da concessão da indulgência, porém pode ser feito depois, em ao menos uma semana.

    O perdão de Assis, como é conhecido é uma herança deixada por São Francisco de Assis para todos os homens e mulheres, por meio de um pedido que o santo fez a Jesus Cristo, na Igreja Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula. Por isso, que a indulgência plenária é concedida no dia da festa de Nossa Senhora da Porciúncula.

    A indulgência plenária é concedida aos fiéis nas Igrejas em todo o mundo, respeitando os critérios citados acima. É uma oportunidade que todos os fiéis têm de terem os seus pecados perdoados e serem alcançados pela misericórdia divina. Quem sabe nesse dia dedicado a Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula e o dia no qual podemos receber a indulgência plenária, podemos rezar um terço em louvor a Nossa Senhora e agradecendo a Deus a oportunidade do perdão recebido.

    O perdão de Assis teve sua origem no século XIII, conta-se a história que em uma noite no ano de 1216, São Francisco estava imerso em Oração na Porciúncula, (a pequena Igreja dos franciscanos abrigada pela Basílica de Santa Maria dos Anjos, em Assis) quando de repente uma luz brilhante inundou a Igrejinha e acima do altar o humilde frade viu Cristo e sua Mãe cercados por uma multidão de anjos.

    Perguntaram-lhe o que ele queria para a salvação das almas e Francisco respondeu: “Rogo-lhes que todos os arrependidos e confessados que venham visitar esta Igreja, obtenham o perdão amplo e generoso, com completa remissão de todos os pecados”. O Senhor disse a Francisco que o que ele pede é grande demais, mas de coisas maiores Francisco é digno e coisas maiores veria. O Senhor aceita o pedido de Francisco e diz que ele converse com o Vigário de Cristo na terra para pedir a indulgência.

    Desse modo, Francisco foi ter com o Papa Honório III que o ouviu atentamente, aceitou o seu pedido e lhe perguntou: “Por quantos anos você quer essa indulgência”? E Francisco lhe responde: “Santo Padre, eu não peço por anos, mas por almas”. E ainda conclui: Eu quero, Santo Padre, se Vossa Santidade permitir, que todos aqueles que, confessados e contritos, e, como é seu dever, absolvidos pelo sacerdote, entrarem naquela Igreja, sejam libertados do castigo e da culpa, no céu e na terra, desde o dia de seu batismo até o dia e a hora de sua entrada na referida Igreja”.

    O Pontífice respondeu: “Eis que a partir de agora concedemos que quem quer que venha e entre na referida Igreja, devidamente confessado e arrependido, será absolvido da punição e culpa; e desejamos que isto seja perpetuado todos os anos, mas apenas por um dia, desde as primeiras vésperas, incluindo a noite, até as vésperas do dia seguinte”. Portanto, a partir dessa resposta do Papa fica decretado de forma perpétua que em todos os anos no dia 02 de agosto, será concedida indulgência plenária aos fiéis. É claro, que guardando as devidas proporções, os fiéis recebam a indulgência plenária, mas que tão logo se confessem, rezem pelo Papa e pela Igreja e comunguem.

    Foi assim que em 2 de agosto de 1216, juntamente com os bispos da Úmbria, Francisco anunciou ao povo reunido na Porciúncula: “Meus irmãos, quero enviar-vos a todos ao Paraíso”, ou seja, através da indulgência plenária e do perdão dos pecados todos seriam salvos. Esse sempre foi o desejo e a vontade de Francisco. O mundo vivia um período turbulento em que as pessoas só se preocupavam consigo mesmas e com seus bens, Francisco via a necessidade das pessoas receberem o perdão de Deus do que ir para o inferno.

    Se possível participemos da missa nesse dia 02 de Agosto, peçamos o perdão de Deus e a proteção da Virgem Maria sobre cada um de nós. Aproveitemos e rezemos pelo Santo Padre, pela Igreja, aproximemo-nos da confissão sacramental e comunguemos do corpo e sangue de Cristo. Se não puder participar da Missa, entre na igreja ao menos para se confessar e fazer a sua oração, em vista da sua salvação.

    Segue abaixo a oração que podemos fazer a Nossa Senhora dos Anjos:

    Ó Nossa Senhora dos Anjos, na pequena Igreja da Porciúncula,
    São Francisco recebeu as vossas bênçãos generosas juntamente com sua Ordem. Ele depositara na vossa presença materna uma grande confiança e devoção, sendo atendido em seus pedidos. Continuai a dispensar os vossos favores sobre nós e sobre nossas necessidades particulares. Nós vos suplicamos, dai-nos a graça da penitência dos pecados, a correção de nossas más inclinações e fortalecimento nos momentos de fraqueza. Quantos recusam a salvação e preferem caminhar nas trevas do erro! Tudo é possível para aquele que crer, para aquele que se arrepender! Vós, ó Mãe, manifestastes a São Francisco o grande desejo de reconciliar os pecadores com Jesus, que se entregou em uma cruz para nos salvar. Rogai por nós, agora e na hora de nossa morte. Por isso, com todos os anjos do céu, vos saudamos: Ave Maria …

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here