A Eucaristia faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia

Nutrir-se de Jesus Eucaristia significa ter confiança e deixar-se ser guiado por Ele

Na próxima sexta-feira, a Igreja do Brasil viverá dias de muitas graças. Começa em Recife (PE) o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, com o tema: “Pão em todas as mesas” e já aproveito para convidar todos que façam uma prece por todo o evento, para que a Eucaristia seja o centro da vida de todo cristão católico.

O Congresso Eucarístico é uma oportunidade para que todos os católicos professem a fé na realidade da Santíssima Eucaristia, seja participando presencial em Recife, pelos meios de comunicação ou mesmo através das orações.

Centro da vida da Igreja

A Eucaristia está no centro da vida da Igreja, no centro da comunidade. A Igreja vive da Eucaristia. Ela sempre foi considerada o “sacramento da Igreja”: a Eucaristia faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia. Não se edifica nenhuma comunidade se esta não tiver sua raiz e seu centro na Eucaristia, lembra o Concilio Vaticano II (PO 6).

Nosso Senhor Jesus instituiu a Eucaristia na noite em que foi entregue, enquanto ceava com os apóstolos. Jesus inaugura o rito eucarístico, oferecendo aos apóstolos o sacramento do pão e do vinho, seu próprio corpo e sangue em comida e bebida e mandando que fizessem o mesmo em sua memória. Deu-lhes o poder de realizar este sacramento, até que Ele venha.

Sempre que tenho oportunidade, falo do privilégio, mas também da responsabilidade de sermos a única Igreja em que Jesus se faz presente, corpo, sangue, alma e divindade em nossos sacrários. Tenho exaltado a importância de que em toda quinta-feira, pelo menos, faça-se uma visita a Capela do Santíssimo, prestar alguns minutos de adoração. Reforço essa recomendação porque é na Eucaristia que Jesus oferece a si mesmo como força espiritual para nos ajudar na caminhada rumo ao céu, principalmente a colocar em prática o mandamento de amar uns aos outros como Ele nos amou.

Pão da Vida

No capítulo 6 do Evangelho segundo São João, conhecido como discurso do “Pão da Vida”, Jesus afirma que ele é “o pão vivo que desceu do céu”, ou seja, Ele nos diz que o Pai o enviou ao mundo como o alimento de vida eterna e por isso Ele vai sacrificar a si mesmo, a sua carne.

Nutrir-se de Jesus Eucaristia significa abandonar-nos com confiança a Ele e deixar-nos guiar por Ele. Trata-se de acolher Jesus no lugar do próprio “eu”. Desta forma, o amor gratuito recebido de Cristo na Comunhão eucarística alimenta o nosso amor por Deus e pelos nossos irmãos que encontramos no cada dia.

Na missa, a ceia do Senhor, o povo de Deus é convocado para celebrar a memória do senhor, o sacrifício eucarístico. Fazer uma experiência da presença real de Jesus é também amá-lo e verificarmos se nosso coração está inteiro Nele ou está dividido. É descobrirmos onde deixamos cada pedaço do nosso coração e pedirmos que o Espírito Santo nos revele qual parte do nosso coração não pertence ao Senhor.

É nos deixar forjar no fogo do Espírito, para que os pedaços do nosso coração sejam fundidos como uma única peça, uma única joia, que não mais se separe em pedaços e seja todo do Senhor.

Que esse Congresso Eucarístico seja uma ótima oportunidade para fazermos uma verdadeira experiência com Jesus Eucarístico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here