A Beleza da Arte

    Para uma vida bela, sábia, de imensurável felicidade e de novos horizontes, se encontra na: “Arte, poesia, literatura clássica, terapia e espiritualidade”.

    Sigmund Freud (1856-1939), médico neurologista austríaco, psiquiatra, escritor e ínclito criador da psicanálise, disse: “Existe um caminho de volta da fantasia para a realidade, e esse caminho é a arte”. Freud foi genial em configurar de forma abissal a arte, a poesia, a filosofia, a ciência e a psicanálise em prol do bem-estar do indivíduo.

    Freud foi o primeiro a se interessar em tecer articulações entre psicanálise e arte, se arriscando nesta ousada empreitada. Servindo-se da arte como aliada, dela se valeu de diferentes modos ao longo de suas construções teóricas, escreve a psicanalista Dra. Gisele Falbo Kosovski, professora do PPGP/UFF Niterói/RJ. Brasil (*).

    A arte é beleza celestial, de glória angelical, de amor triunfal, que faz o artista imortal. A beleza artística é salvadora!

    “A beleza salvará o mundo”, disse Fiódor Dostoiévski (1821-1881), célebre escritor, filósofo e jornalista do Império Russo. É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores “psicólogos” que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psique).

    Uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, pintor, escultor, arquiteto, poeta e músico italiano foi Leonardo da Vinci, disse: “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”. “A lei suprema da arte é a representação do belo”.

    Se as autoridades realizassem um grande investimento contínuo na arte, na cultura, na ciência e no esporte, teríamos uma sociedade elegantemente educada, de mentalidade artistíssima, próspera, de respeitabilidade afetiva e de autêntica comunhão humana!

    Amar a arte é amar a si mesmo, é amar a beleza da vida incomensurável! É evoluir no conhecimento, na riqueza cultural, na delicadeza e na ternura do relacionamento. O amor à arte é para nobreza de alma. É uma virtude sublime, uma paixão insigne que eleva ao paraíso!

    Arte e Psicanálise

    A arte une a beleza, o amor e o ser humano numa mágica sinfonia. A psicanálise une a arte do verbo, os mistérios da alma e o afeto num encanto de harmonia.

    A arte é uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções. A psicanálise é arte da escuta onde a interioridade verbaliza do coração e da razão.

    A arte é inerente ao ser humano a partir de um senso estético de infinita criatividade e afetividade, assim também é a psicanálise auxilia numa infinidade de felicidade e amabilidade.

    A arte contém enigmas imanente e transcendente que transporta para nossa realidade de forma encantadora, a psicanálise transfere os traumas do inconsciente para desintegração via a terapia libertadora.

    Dr. A. Inácio José do Vale

    Psicanalista Clínico, PhD

    Sociólogo, Educador, Escritor e Poeta

    Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ.

    Fontes:

    (*) https://www.scielo.br/pdf/agora/v19n3/1809-4414-agora-19-03-00441.pdf

    FREUD, S. (1913/1976) “O interesse científico da psicanálise”, in Edição

    standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v.13, p.195-226.

    https://www.pensador.com/frases_de_leonardo_da_vinci/#:~:text=A%20arte%20diz%20o%20indiz%C3%ADvel,o%20inexprim%C3%ADvel%2C%20traduz%20o%20intraduz%C3%ADvel.&text=O%20conhecimento%20torna%20a%20alma,Armazena%20suavidade%20para%20o%20amanh%C3%A3.

    https://www.google.com/search?source=univ&tbm=isch&q=imagem+museu+belas+artes&sa=X&ved=2ahUKEwiTjNWLyYHsAhWcIbkGHVHYCbsQjJkEegQIChAB&biw=1242&bih=568&dpr=1.1#imgrc=gTRW9WGmou8ViM

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    14 + dezoito =