A bela igreja católica escondida pelas muralhas de uma prisão de segurança máxima

A igreja, dedicada a São Dimas, foi construída com a ajuda dos presos

Clique aqui para abrir a galeria de fotos

A Unidade Correcional de Clinton, em Dannemora, Nova York, é uma prisão de segurança máxima que abriga cerca de 3.000 detentos. A instalação virou notícia  em 2015 depois da fuga de dois assassinos condenados (um foi morto e outro recapturado).Mas o que também chama a atenção neste presídio é que dentro de suas paredes há uma bela igreja católica, a Igreja de São Dismas, a única igreja autônoma dentro de uma prisão nos EUA.

A construção

A construção da Igreja de São Dimas começou em 1939. Foi uma ideia do padre Ambrose Hyland (1900-1954), o capelão da instalação, que já havia celebrado  Missas no auditório da prisão e achava que o espaço “não era adequado” para suas necessidades. Pe. Hyland passou a colocar seu coração e sua alma na construção da igreja.

O gângster Luciano (1897-1962) foi preso em Clinton na década de 1930 e doou carvalhos vermelhos para os bancos da igreja. Outras doações significativas incluem duas esculturas de anjos que dizem ser da coleção do explorador Ferdinand Magellan (1480-1521).

Os presos trabalharam na construção e foram treinados por guardas da prisão, voluntários e outros detentos. Entre os mais notáveis ​​estava o falsário Carmelo Louis Soraci, que usava seus talentos para criar os coloridos vitrais da estrutura. A contribuição de Soraci levou-o a ser libertado da prisão em 1962. O diácono Bushey disse ao North County Catholic: “É realmente uma igreja bonita e a grande maioria da população nunca a verá”.

Outras características notáveis ​​incluem uma gruta de Lourdes localizada fora da igreja. A estrutura foi dedicada em 1941 e adicionada ao Registro Nacional de Lugares Históricos em 1991.

O Bom Ladrão

A igreja é dedicada a São Dimas, o Bom Ladrão que morreu em uma cruz ao lado de Cristo na Sexta-feira Santa. Depois de repreender seu colega criminoso por atacar verbalmente um Cristo que estava morrendo, ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.” Cristo respondeu: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23, 42-43).

Uma imagem crucificada de São Dimas aparece à direita ao entrar na igreja, com as palavras de Cristo estampadas sobre ela. São Dimas é o único santo canonizado pelo próprio Cristo, e o único canonizado enquanto ainda vivo. Sua festa é 25 de março.

A Diocese

A Diocese de Ogdensburg, na qual a Igreja de São Dimas está localizada, abrange uma grande região ao norte de Nova York até a fronteira canadense. Seus 55 padres diocesanos ativos servem uma população católica de 90.470 pessoas em 93 paróquias e sete missões. O diretor de comunicações da diocese de Ogdensburg, Darcy Fargo, refere-se a São Dimas como um “lugar incrível”. “Quando você está aqui, você não se sente como se estivesse na prisão. Parece diferente”, disse Fargo.

Clique em “Abrir a Galeria de fotos” e conheça este tesouro oculto para a maioria da população.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here