A alegria do Senhor é a nossa força

E sabe o que nos leva ao sofrimento?

No mês de outubro, além de celebrarmos a Padroeira do Brasil, nossa Mãe Aparecida, celebramos já no início, o dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões e também os 18 anos da Obra Evangelizar é Preciso. Nós sabemos da missão, a messe é grande, tem muito a ser feito, por isso o Senhor conta comigo e com você, somos discípulos Dele. Muitos estão necessitados de Jesus e por isso Ele confia em nós.

Às vezes é dentro da nossa própria família, às vezes é nosso vizinho de cima que faz barulho ou o vizinho de baixo, pode até ser aquele homem ranzinza e a mulher mal-humorada, o Senhor precisa que vamos em missão. Mas, falar o quê? Anunciar que o Reino de Deus está entre nós. Falar de Jesus, simples assim. Falar do Reino e desejar a paz.

O capítulo 8 do Livro de Neemias, fala do sacerdote Esdras, que provocou uma grande reforma, ele fez o povo tomar consciência do quanto Deus ama os homens.  Esdras veio muito antes de Jesus, portanto não o conheceu, mas fez uma proposta bastante ousada, reuniu os sacerdotes, proclamou a Lei do Senhor. Não só proclamou, os Levitas explicaram, tiraram os véus, fizeram com que o povo que estava ali, entendesse a Palavra. Interessante, quando o povo vê, descobre a Palavra, nela mergulha e compreende a Lei do Senhor.

A compreensão do amor de Deus provocou no povo uma comoção. Quando perceberam o que Deus operava na vida deles, tiveram um sentimento de arrependimento. Esse é o caminho. Caminho do anúncio, da missão, fazer com que a pessoa compreenda quem é Jesus. Nós não temos simplesmente a lei, nós temos o próprio Deus encarnado, temos Jesus sacramentado na Hóstia Santa. Temos a Palavra, o Verbo de Deus feito carne e toda a história desvendada diante de nós.

O próprio Deus, que tomou forma humana para nos falar do amor, para nos falar da redenção, para pagar o preço da nossa salvação, se faz presença viva e real e muitas vezes ficamos indiferentes a isso. Sem o arrependimento, a conversão e mudança de vida.

Voltando ao Livro de Neemias, o sacerdote, o profeta e os Levitas perceberam que o povo entrou num sentimento equivocado, a conversão não leva a tristeza. Foi quando disseram palavras maravilhosas que ecoa para nós: “Ficai tranquilos, hoje não é dia de tristeza, é dia de alegria, não fiquem tristes nem choreis. Ide para vossas casas comei carne gorda, tomei bebida doce, ficai tranquilos, não vos aflijais. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”. (cf. Ne 8, 10-11).

O encontro com Jesus, a alegria do Senhor, a Eucaristia, a vida sacramental são a nossa força. É isso que nos sustenta na missão. Quem nos leva ao sofrimento, são as desilusões, as curas que não acontecem no nosso interior devido às marcas deixadas pelo pecado.

Por isso, estejamos felizes, pois a nossa alegria e a nossa força vêm do próprio Cristo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here