Papa inaugura ambulatório destinado aos pobres no Vaticano

     Leão XIV no Ambulatório São Martinho

Sob a Colunata, abre a nova estrutura da Esmolaria Apostólica para ampliar os serviços de saúde destinados aos pobres, com um serviço de radiologia para diagnosticar rapidamente as patologias mais comuns de quem vive nas ruas.

Vatican News

Nasce nesta sexta-feira, 14 de novembro, o Ambulatório São Martinho, sob a Colunata de São Pedro, dez anos após a abertura do Ambulatório Mãe da Misericórdia e às vésperas do Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado no domingo, 16 de novembro. O Papa Leão XIV, ao retornar da Universidade Lateranense, inaugurou o novo espaço.

Trata-se — conforme comunicado do Dicastério para o Serviço da Caridade — de duas novas salas equipadas com tecnologia de ponta e do novo serviço de radiologia, que permitirá, graças a um aparelho de raios X de última geração, diagnosticar de forma rápida e precisa pneumonias, fraturas ósseas, tumores, doenças degenerativas, cálculos e obstruções intestinais — condições frequentemente negligenciadas em quem vive na pobreza. O diagnóstico precoce dessas patologias possibilitará o início imediato de tratamentos adequados, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de quem não tem nada.

Nos pobres, o rosto de Jesus

Uma estrutura realizada em colaboração com a Direção de Saúde e Higiene do Governatorato da Cidade do Vaticano, que permite um acompanhamento completo das pessoas que solicitam assistência. Lugares onde se acolhe e se cuida, devolvendo assim a dignidade aos pobres que batem à porta da Esmolaria, necessitados “nos quais não vemos um sem-teto, um pobre, mas o rosto de Jesus”, destacou o cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro de Sua Santidade.

Médicos voluntários com o Papa no Ambulatório São Martinho
Médicos voluntários com o Papa no Ambulatório São Martinho   (@Vatican Media)

Assistência médica gratuita

O Ambulatório São Martinho se soma ao Ambulatório Mãe da Misericórdia, que oferece diariamente assistência médica gratuita àqueles que vivem em situação de indigência, exclusão social ou dificuldade, seguindo diretamente os princípios do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja.

No ambulatório da Esmolaria Apostólica, são prestados, de forma totalmente gratuita, mais de 2 mil atendimentos médicos por mês, graças ao trabalho de 120 voluntários — médicos, enfermeiros e técnicos de saúde. Os pobres atendidos são cerca de 10.000, de 139 nacionalidades diferentes. Até hoje, foram oferecidos gratuitamente aos mais necessitados 102.060 atendimentos médicos e distribuídas 141.200 embalagens de medicamentos.

Papa no Ambulatório São Martinho sob a Colunata de São Pedro
Papa no Ambulatório São Martinho sob a Colunata de São Pedro   (@Vatican Media)

Graças aos dois ambulatórios, será possível continuar garantindo aos pobres consultas médicas gerais e especializadas, atendimentos odontológicos, exames de sangue e radiológicos, além da doação de próteses dentárias removíveis, óculos e aparelhos auditivos. Por fim, os medicamentos prescritos serão entregues diretamente nas mãos de quem deles precisa, sempre de maneira completamente gratuita.

Visita do Papa ao ambulatório São Martinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here