“Cuidar de si, do próximo e da casa comum”
Entre os dias 1º e 8 de outubro a Igreja celebra a Semana Nacional da Vida e, no dia 8, comemora o Dia do Nascituro. Essa iniciativa tem como objetivo levar toda a sociedade a tomar consciência da importância de cuidar da vida desde a concepção até a velhice. Deus nos colocou no mundo, em primeiro lugar, para que fôssemos felizes; em segundo lugar, para que cuidássemos de nós mesmos, do próximo e de tudo o que existe; e, em terceiro lugar, para que defendamos a vida desde a concepção até a morte natural. Ou seja, ninguém tem o direito de tirar a vida do outro, apenas Deus. Por isso mesmo, devemos ser contra o aborto, defendendo sempre a vida em primeiro lugar.
Ninguém tem o direito de tirar a própria vida nem de tirar a vida do próximo. Deus nos deu a vida e somente Ele tem o poder de tirá-la e de nos chamar de volta quando quiser. Dessa forma, conforme já dissemos, a Igreja é totalmente contra o aborto e motiva todos os fiéis a também o serem. Não podemos tirar a vida de um ser humano que ainda não pode se defender.
A Igreja incentiva os casais que se unem em matrimônio a gerarem filhos, pois o fim último do matrimônio é justamente a geração da vida, fruto do amor mútuo do casal. Todos devem estar abertos à vida, sobretudo os casais que se unem pelo matrimônio.
A Semana Nacional da Vida é organizada pela Comissão Episcopal para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e acontece todos os anos, de 1º a 7 de outubro. Neste ano de 2025, o tema escolhido é: “Cuidar de si, do próximo e da casa comum”. Esse tema está profundamente ligado à nossa missão: cuidar, em primeiro lugar, de nós mesmos, preservando nossa vida de todo o mal, cuidando do nosso corpo — templo do Espírito Santo —; em segundo lugar, cuidar do próximo, respeitando sua vida e dignidade; e, em terceiro lugar, cuidar da casa comum, ou seja, do ambiente em que vivemos, para que seja saudável e agradável a todos. Precisamos pensar no próximo, sobretudo no que diz respeito ao cuidado com a natureza e com o meio ambiente.
A CNBB, com a Semana Nacional da Vida, propõe uma reflexão sobre os cuidados necessários à vida, desde a sua concepção até o seu fim natural. Além disso, convida todos os fiéis a se unirem em oração por meio do subsídio Hora da Vida, rezando tanto pelos que estão chegando quanto pelos que já cumpriram a sua missão.
Dom Bruno Elizeu Versari, Bispo de Ponta Grossa (PR) e Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, afirmou sobre a Semana Nacional da Vida:“Propomos uma reflexão sobre a cultura do encontro, para promover mais interação e vida entre as pessoas e o meio ambiente. Uma reflexão importante na educação dos filhos, em tempos de profundos desafios na formação, para valorizar a vida e o cuidado com a saúde.”
Tempos atrás os casais que se uniam em matrimônio costumavam ter quatro, cinco ou até mais filhos. Hoje, muitos optam por ter apenas um, quando muito. É claro que os tempos mudaram e o padrão de vida também, mas ainda assim o casal deve pensar, em primeiro lugar, na missão de gerar vidas. Deus nos ama e deseja que nos amemos uns aos outros. O amor que o casal sente um pelo outro deve se traduzir também no dom da vida transmitido aos filhos.
No Dia do Nascituro, na quarta-feira, 8 de outubro, acontecem nas igrejas celebrações e manifestações em favor da vida. Nesse dia, os fiéis também pedem a Deus que os direitos de todas as crianças sejam garantidos e que sua dignidade seja respeitada. Nessa celebração, ergue-se um grande apelo em favor da vida e contra o aborto. As reflexões da Semana da Vida culminam no dia 8, com esse gesto de oração e compromisso, mas, naturalmente, somos convidados a refletir sobre a defesa da vida durante todo o ano.
Seguem abaixo os oito encontros propostos para reflexão ao longo da Semana Nacional da Vida, que culminam no Dia do Nascituro:
- Não nos descuidemos de nossa própria saúde integral: do corpo, da alma, da mente e das nossas relações.
- Famílias que protegem e não desprezam os anciãos.
- Princípio da vida, dom de Deus: Maria saúda Isabel.
- Cuidado com a educação dos filhos: missão dos pais e dom de Deus.
- Cuidado formal: gratidão aos profissionais da saúde.
- Cuidar do próximo: verdadeiro ato de amor.
- Aspectos bíblicos dos cuidados com a casa comum.
- Celebração da vida – para o Dia do Nascituro, em 8 de outubro.
Celebremos com alegria, mas sobretudo com consciência, esta Semana Nacional da Vida. Que, acima de tudo, defendamos a vida em todas as suas etapas. O mundo precisa que as novas gerações venham para transformar a mentalidade desta geração atual.