Imaculada Conceição da Virgem Maria

    Amados irmãos e irmãs em Cristo,

    Precisamente neste domingo, dia 08 de dezembro de 2024, celebramos com grande júbilo a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, um dos mais belos mistérios de nossa fé. Este dia nos convida a contemplar o amor infinito de Deus, que escolheu Maria, desde o primeiro instante de sua existência, para ser cheia de graça, sem mácula do pecado original. Este privilégio único foi concedido a ela em vista da missão singular de ser a Mãe do Salvador.

    No Evangelho de hoje, ouvimos o relato da Anunciação (Lc 1,26-38), em que o Arcanjo Gabriel saúda Maria: “Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Estas palavras revelam a plenitude do mistério que celebramos. Maria é “cheia de graça” porque Deus a preparou para ser o templo puro e santo onde o Verbo se faria carne.

    A primeira leitura, retirada do livro do Gênesis (3,9-15.20), nos lembra da queda de nossos primeiros pais e da entrada do pecado no mundo. Contudo, também ouvimos a promessa de Deus: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Maria é esta nova Eva, a mulher cuja obediência e fé reparam o que foi rompido pela desobediência de Eva.

    Na segunda leitura, da carta aos Efésios (1,3-6.11-12), São Paulo nos fala da escolha eterna de Deus: “Nele, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.” Maria é o exemplo perfeito desta santidade. Desde o início, Ela foi escolhida e preservada para viver plenamente em comunhão com Deus.

    Celebrar a Imaculada Conceição é recordar que, pela graça de Deus, o pecado não tem a última palavra. Em Maria, vemos o triunfo da graça divina sobre o pecado e a esperança de que, unidos a Cristo, também nós podemos vencer o mal e participar da vida eterna.

    Contemplemos, queridos irmãos e irmãs, a humildade e a disponibilidade de Maria ao responder ao chamado de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.” Este “sim” generoso e cheio de fé é um convite para que também nós digamos “sim” à vontade de Deus em nossas vidas, confiando plenamente em Sua providência e amor.

    Que esta solenidade nos inspire a buscar a santidade, a confiar na misericórdia divina e a proclamar, como Maria, as maravilhas que Deus realizou em nossas vidas. Rezemos com fé: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”

    Que a Virgem Imaculada nos guie, interceda por nós e nos conduza sempre mais perto de seu Filho, Jesus Cristo. Amém.

     

    +Anuar Battisti
    Arcebispo Emérito de Maringá (PR)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here