98° Dia Mundial das Missões

    “Ide e convidai a todos para o banquete” (cf. Mt 22, 9)

     No dia 20 de outubro comemoramos o Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária. Como bem sabemos, este mês é dedicado ao rosário e às missões, pois no dia 1º celebramos Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões, e no dia 7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário. A missão se faz com o terço na mão, Maria é a protagonista da missão e vai à frente dos missionários.

    Embora o Dia Mundial das Missões seja comemorado no dia 20, sabemos que o mês inteiro é dedicado às missões. E ainda é missão de todo batizado ser discípulo e missionário de Jesus. A missão não deve se resumir somente ao mês de outubro, mas deve ser realizada ao longo de todo o ano. Portanto, a missão da Igreja deve ser permanente, pois Cristo deve ser anunciado todos os dias.

    A Igreja está presente em todo o mundo, por isso, quando Jesus envia os discípulos em missão no dia de Pentecostes, Ele diz: “Ide pelo mundo inteiro e a todos pregai o evangelho”. Ainda, o termo “católica”, que faz parte de uma das quatro notas da Igreja, significa “universal”, ou seja, a Igreja está presente no mundo inteiro, conforme o mandato de Jesus.

    No Dia Mundial das Missões, sempre no terceiro domingo de outubro, acontece a coleta para a Campanha Missionária. Todo o dinheiro arrecadado no ofertório da missa é enviado para as missões católicas. A missão da Igreja, como dissemos, está presente no mundo todo, inclusive nos locais mais distantes e pobres.

    Todos nós temos acompanhado com grande preocupação e perplexidade os conflitos mundiais. Infelizmente, devido ao conflito, o número de peregrinos à Terra Santa diminuiu, mas mesmo assim a Igreja continua sendo sinal de Cristo ali, pois existem cristãos que moram naquela região.

    Por isso, o dinheiro arrecadado na Campanha Missionária serve para ajudar a manter os templos históricos que existem lá e os religiosos que ali estão. Até mesmo aqui no Brasil existem igrejas em locais distantes que não conseguem se manter sem ajuda. Algumas comunidades só têm missa uma vez por mês ou a cada ano. Por isso, é importante a nossa contribuição na coleta missionária, pois ao contribuirmos estaremos, de certa forma, sendo missionários.

    Independente da missão que acontece ao redor do mundo, nós também podemos fazer a nossa parte sendo missionários em nossa casa, escola, trabalho, bairro e comunidade. Como nos ensina o Papa Francisco desde que assumiu o pontificado, temos que ser uma Igreja em saída, ou seja, não podemos ficar dentro das sacristias, igrejas ou casas esperando as pessoas, mas temos que ir ao encontro do outro. Um batizado praticante deve evangelizar aquele que, por algum motivo, se encontra afastado da Igreja.

    A motivação pela missão acontece em especial neste mês de outubro, mas deve ser permanente. O mês de outubro deve ser apenas um incentivo para que a missão aconteça ao longo de todo o ano. Podemos ser missionários diariamente na nossa família, partilhando a Palavra de Deus; podemos ser missionários com os vizinhos e na comunidade. Podemos ser missionários participando de uma pastoral e sendo testemunhas de Cristo para os outros. Um casal que participa da pastoral familiar pode ser um sinal e um testemunho para que outro casal também participe.

    A cada ano, o Papa prepara uma mensagem específica para o Dia Mundial das Missões e escolhe um tema para nortear a mensagem. O tema escolhido pelo Papa para este ano é: “Ide e convidai a todos para o banquete” (cf. Mt 22,9), ou seja, no anúncio do Evangelho não podemos fazer distinção de pessoas, pois Jesus Cristo deve ser anunciado para todos. Ninguém deve ser privado de participar do banquete eucarístico, pois Jesus veio para todos e não pregava a exclusão.

    A missão deve ser realizada em qualquer lugar. O Evangelho deve ser pregado em todos os âmbitos da sociedade: nos hospitais, presídios, asilos, escolas e nas casas. A missão é urgente. Somente através do anúncio de Jesus Cristo é possível construir a paz. É necessário que todos se unam em oração e rezem pela paz. Por isso, nesta missão, convidemos a todos a se unirem em oração por esse objetivo.

    Estamos prestes a celebrar o jubileu da esperança no ano que vem, quando comemoraremos os sessenta anos de encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II. Que cada um de nós, neste ano da esperança, possa retomar o vigor missionário e reanimar a esperança de seguir adiante e ser testemunha de Jesus aqui na terra. Rezemos para que a Igreja ganhe um novo ânimo neste ano jubilar e todos os fiéis se unam em um novo vigor missionário.

    Portanto, celebremos com alegria este 98º Dia Mundial das Missões e que possamos nutrir em nosso coração o sentimento de pertença a esta Igreja, lembrando que todos nós, batizados, somos testemunhas de Jesus Cristo nos dias de hoje. Façamos nossa parte contribuindo com a coleta missionária neste domingo e, de maneira indireta, sendo missionários da Igreja de Cristo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here