A Geração Ansiosa

    Um dos livros mais explosivos do ano, A geração ansiosa investiga o colapso da saúde mental entre os jovens e oferece um plano urgente para uma infância mais saudável e livre de telas.

    As crianças e os adolescentes estão em perigo. Desde o início dos anos 2010, as taxas de depressão, ansiedade e outros transtornos mentais têm crescido vertiginosamente nesses grupos. Em A geração ansiosa, o psicólogo social Prof. Dr. Jonathan Haidt explica as causas dessa epidemia e defende uma infância longe das telas. O autor demonstra como a “infância baseada no brincar” entrou em declínio na década de 1980 e foi substituída pela “infância baseada no celular”, acompanhada por uma hiperconectividade que alterou o desenvolvimento social e neurológico dos jovens e tem causado privação de sono, privação social, fragmentação da atenção e vício. Ele também examina porque as redes sociais prejudicam mais as meninas e os motivos que levam os meninos a migrar do mundo real para o virtual, com consequências desastrosas para eles e as pessoas a seu redor.
    Diante desse cenário catastrófico, o Dr.  Haidt mostra o que pais, professores, escolas, empresas de tecnologia e governos podem fazer na prática para reverter a situação e evitar danos psicológicos ainda mais profundos. Um plano de ação que não podemos nos dar ao luxo de ignorar, porque o que está em jogo não é apenas o bem-estar de nossas crianças, mas da sociedade como um todo.

    Prof. Dr. Jonathan Haidt e as quatro medidas da geração ansiosa

    Dentro das ações sugeridas pelo Prof. Dr. Haidt no livro, chama a atenção uma lista com quatro medidas urgentes a serem tomadas pela sociedade. Ele acredita que, com essas providências, conseguiremos reverter a epidemia de transtornos mentais na infância em até dois anos:

    1. Nada de smartphones antes do 9º ano

    Celulares básicos e relógios inteligentes – como Apple Watches – estão liberados. Segundo o psicólogo, os millenials tinham celulares básicos e não sofreram os efeitos nocivos dos smartphones.

    1. Nada de redes sociais antes dos 16 anos

    As redes sociais não são feitas para crianças e pré-adolescentes. Deixe-os passar primeiro por boa parte da puberdade, antes de serem inseridos no ambiente virtual das redes.

    1. Nada de celular na escola

    Na escola, os celulares devem ser guardados em armários, inclusive durante os intervalos. As crianças precisam ter horas ininterruptas para aprender e se relacionar.

    1. Muito mais independência, brincar não supervisionado e responsabilidade no mundo real

    As crianças precisam do brincar não supervisionado, atividades corporificadas e que ofereçam algum tipo de risco para que elas aprendam a ser independentes e autônomas.

    O Prof. Dr. Jonathan Haidt é Professor de Liderança Ética na Stern School of Business da Universidade de Nova York. Ele recebeu seu Ph.D. em psicologia social pela Universidade da Pensilvânia em 1992 e depois fez pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Chicago e em Orissa, Índia. Ele foi nomeado um dos “principais pensadores globais” pela revista Foreign Policy e um dos “principais pensadores mundiais” pela revista Prospect.

    Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.

    Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.

    Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.

    Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).

    Fontes

    https://www.amazon.com.br/gera%C3%A7%C3%A3o-ansiosa-inf%C3%A2ncia-hiperconectada-transtornos/dp/8535938532/ref=sr_1_1?dib=eyJ2IjoiMSJ9.QrAhd2rJyu8TGdD4xem-rX_vKa9VQtuJxrMzF3ebea_LeymwNXKfNAELxsDjsn3klk7MEB8U6BTvy98WHMBlmhcCf1e64mh9XJLDQgFrfhtryUBeFBtbj8taRN5UQhuWddb_hUzd3zkPQs-XDq1q9YRpYgDxg8YwEel7noZtVlghAgMNGdxW5wG4IWW5V1WU48Kq6xnd4ihVA9HLSQJ6eS8KoZ9eGgzpRkotxxzwy9s.WFJjdtAGwYfIkiz3JyiaX_BS2rVYojgDLAbkdqZI9-g&dib_tag=se&qid=1728653772&refinements=p_27%3AJonathan+Haidt&s=books&sr=1-1

    https://www.companhiadasletras.com.br/blogDaCompanhia/Post/6772/jonathan-haidt-e-as-quatro-medidas-da-geracao-ansiosa?srsltid=AfmBOoqQVVkGB461oLR1TH4VPHizqZlFq-v_-TIvzQF5-J71C_Fz1IcN

    A GERAÇÃO ANSIOSA. Como a infância hiperconectada está causando uma epidemia de transtornos mentais. Jonathan Haidt. Companhia das Letras, 2024.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here