Mariangela Jaguraba – Vatican News
Na tarde desta quinta-feira (11/04), o Papa Francisco visitou a Paróquia de São João Maria Vianney situada no bairro romano Borghesiana, periferia de Roma, onde encontrou duzentas crianças da catequese como parte do primeiro encontro da “Escola de Oração” desejada pelo Santo Padre neste Ano da Oração em preparação ao Jubileu 2025.
O encontro realizou-se na sequência da experiência das “Sextas-feiras da Misericórdia”, em que Francisco encontrou sem aviso prévio algumas categorias de pessoas. As crianças, que fazem parte dos grupos de catequese em preparação para o Sacramento da Comunhão, acolheram com alegria o Papa, que chegou à comunidade de surpresa. A reação delas foi de espanto quando, junto com os catequistas com quem pensavam realizar a catequese, viram o Papa Francisco entrar no salão paroquial.
O Papa deu catequese para as crianças durante cerca de uma hora. Respondendo às suas perguntas, propôs uma breve catequese sobre o tema da oração de ação de graças. Ele sublinhou que a oração é muito importante para a vida cristã. Depois, destacou a importância de três palavras: obrigado, com licença e desculpa.
“É importante dizer obrigado para tudo. Por exemplo, se você entrar na casa de uma pessoa e não dizer obrigado e com licença, ou não cumprimentar, é bonito isso? A primeira palavra é “obrigado”. A segunda é “com licença”, disse o Papa às crianças da paróquia do bairro Borghesiana, situada no setor oriental da Diocese de Roma.
A terceira palavra é “desculpa”, continuou o Santo Padre. “Uma pessoa que nunca pede desculpas, é boa? É difícil pedir desculpas, às vezes vem com vergonha e orgulho. Mas é importante quando alguém errar, pedir desculpas. Três palavras: obrigado, com licença e desculpa”.
Depois, o Papa perguntou para as crianças se elas rezam e como rezam. Uma das crianças lembrou que sua família reza antes de comer. “Você disse algo importante. Vocês sabiam que muitas crianças não têm o que comer? Agradeço ao Senhor que me dá o que comer? Agradeço a Ele por me dar uma família?”, perguntou o Papa.
Por fim, o Papa rezou com as crianças uma oração.