Celebramos, no próximo dia 30 de abril, no âmbito do 4º. Domingo da Páscoa, chamado de Domingo do Bom Pastor, o 60º Dia de Oração pelas Vocações, um dia especial em que nos unimos como comunidade cristã para orar pelas vocações religiosas e sacerdotais. É um momento para refletir sobre a importância das vocações em nossa Igreja e em nossas vidas pessoais, bem como para pedir a Deus que envie trabalhadores para sua messe.
Neste domingo, também chamado de Domingo do Bom Pastor, somos convidados a elevar nossas preces em prol de todas as vocações. Esta data foi estabelecida pelo Papa São Paulo VI em 1964, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II, quando um novo tempo se anunciava para a Santa Igreja e havia a necessidade iminente de mais fiéis dispostos a contribuir com essa nova era. Em dezembro do ano seguinte, por meio do Decreto Conciliar Presbyterorum Ordinis, também fruto do Concílio, foram definidos os deveres e a vida do presbítero. Que, através da intercessão do Bom Pastor, possamos ser agraciados com muitas e santas vocações para servir ao Senhor na sua Igreja.
Irmãos e irmãs, a vocação é um chamado divino para servir na Santa Igreja e no Reino de Deus. É uma resposta livre e consciente a esse chamado, que pode se manifestar de diversas formas: como sacerdote, religioso, religiosa, leigo ou leiga consagrada. Contudo, independentemente do caminho escolhido, a vocação é um chamado para seguir os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo e para ser um instrumento do seu amor e misericórdia no mundo. Rezemos para que mais e mais vocacionados digam “sim” e que possam discernir e responder com generosidade ao chamado que Ele nos faz, para que possamos cumprir a nossa missão e dar frutos para a Sua glória.
Neste Dia de Oração pelas Vocações, somos convidados a refletir sobre o que Deus está nos chamando a fazer em nossa vida e como podemos responder a esse chamado com generosidade e fidelidade. Somos chamados a considerar se Deus está nos chamando para o sacerdócio, a vida religiosa ou a outro ministério na Igreja. E se já temos uma vocação definida, somos chamados a renovar nosso compromisso com ela e a pedir a Deus que nos dê a força e a perseverança necessárias para segui-la fielmente.
Além disso, neste dia especial, somos convidados a rezar pelas vocações religiosas e sacerdotais, pedindo a Deus que envie trabalhadores para sua messe. É uma oração que deve estar presente em nossas vidas cotidianas, lembrando-nos de que a Igreja precisa de homens e mulheres dispostos a responder ao chamado de Deus e a servir aos outros com amor e dedicação.
Neste Dia de Oração pelas Vocações, também é importante lembrar que todos nós, como membros da Igreja, temos um papel a desempenhar no discernimento vocacional. Devemos incentivar e apoiar aqueles que estão discernindo sua vocação, ajudando-os a enxergar com clareza a vontade de Deus em suas vidas e encorajando-os a seguir em frente com confiança.
Que jamais faltem vocações santas para servir a Deus, à Igreja e para a santificação dos fiéis. Devemos nos lembrar, de maneira especial, de todos os bispos e padres que já faleceram e que santificaram nossas vidas. Que Deus os acolha em seu reino e que possam ser nossos intercessores junto a Ele, para que possamos seguir firmes em nossa caminhada de fé e santidade.
Saudações em Cristo!