A emoção nas palavras dos futuros novos cardeais

Surpresa e sentimento de responsabilidade renovado. É o que emerge nas primeiras palavras de alguns dos religiosos e prelados contatados pelo Vatican News após serem nomeados pelo Papa, no domingo 25 de outubro como futuros cardeais. Os novos cardeais serão criados no Consistório de 28 de novembro.

Vatican News

Pura surpresa a de Monsenhor Enrico Feroci que soube da futura nomeação como cardeal enquanto estava na sacristia pouco antes de celebrar a missa das 12h30. “Interpretei como um gesto do Papa, não para mim pessoalmente, mas para todos os sacerdotes de Roma”. Mons. Enrico Feroci é pároco no Santuário de Santa Maria do Divino Amor nos arredores de Roma, no bairro Castel de Leva. “Sempre se diz que o presbítero é aquele que dá suas mãos ao bispo para tocar o Corpo de Cristo que é o Povo de Deus. Assim, o Papa Francisco quis agradecer às mãos de muitos sacerdotes. Acho que é assim, estou interpretando porque não creio que, como pessoa, eu possa merecer este reconhecimento”. Continuar a ser o que sempre foi até agora é o desejo de Monsenhor Feroci, sempre servindo ao povo de Deus. “Ainda não falei e agradeci ao Papa Francisco e espero poder fazê-lo em breve. Eu sou um pároco de Roma, acredito que continuarei sendo o pároco da paróquia do Divino Amor”. O futuro cardeal nasceu em 27 de agosto de 1940 em Pizzoli.

Dom Silvano Tomasi: responsabilidade e trabalho para a Igreja

Entre os 13 futuros cardeais nomeados pelo Papa, está Dom Silvano Maria Tomasi, ex-Núncio Apostólico e ex-Observador Permanente da Santa Sé junto à ONU e instituições especializadas em Genebra: a Organização Mundial do Comércio e Organização Internacional para as Migrações. Dom Tomasi expressa a surpresa com que recebeu a decisão do Papa Francisco e também a alegria ao pensar que poderia ser um reconhecimento do compromisso, não só seu, mas da comunidade da qual fazia parte. E então, o futuro cardeal destaca que receber este tipo de anúncio sugere uma renovada assunção de responsabilidade para continuar a contribuir para o bem da Igreja. Dom Silvano Tomasi, completou 80 anos em 12 de outubro passado.

Frei Mauro Gambetti: confio a São Francisco

“Brincadeira de Papa”. Foram as primeiras palavras pronunciadas pelo Frei Mauro Gambetti poucos minutos após o anúncio de sua nomeação pelo Papa Francisco no Angelus.  “Recebo com gratidão e alegria esta notícia com espírito de obediência à Igreja e de serviço à humanidade em um momento tão difícil para todos nós”. Confio a São Francisco minha viagem e faço minhas suas palavras de fraternidade. Um presente que partilharei com todos os filhos de Deus em um caminho de amor e compaixão para com o próximo nosso irmão”. O futuro cardeal é o Guardião da Comunidade franciscana de Assis e nasceu em 27 de outubro de 1965.

Dom Wilton Gregory: trabalhar mais perto do Papa

Enquanto que Dom Wilton Gregory, arcebispo de Washington divulgou a seguinte declaração ao saber da sua nomeação: “Com um coração muito grato e humilde, agradeço ao Papa Francisco por esta nomeação que me permitirá trabalhar mais de perto do Papa para o cuidado da Igreja de Cristo”. Dom Gregory é arcebispo de Washington desde maio de 2019, e será o primeiro afro-americano a ser elevado ao Colégio dos Cardeais. Natural de Chicago, o futuro cardeal completa 73 anos em 7 de dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here