Pequim (Agência Fides) – Os seis Seminários Maiores da China continental autorizados pelas autoridades encerraram recentemente o ano acadêmico, conferindo o bacharelado a 79 seminaristas que concluíram o primeiro ciclo de estudos.
Após a conclusão do ano escolar e a entrega dos diplomas, os seminaristas foram destinados às paróquias e às diversas comunidades eclesiais de base, para colaborar nas atividades pastorais e nos diversos serviços realizados pela Igreja. Segundo informações chegadas à Agência Fides, 28 deles pertencem ao Seminário Nacional, 16 ao Seminário de He Bei, 8 ao Seminário da China Central e meridional, 15 ao Seminário de Shen Yang, 9 ao Seminário de Shaan Xi, 3 ao Seminário de Pequim. Os Seminários de Ji Lin e de Si Chuan não tiveram este ano estudantes diplomados.
A partir deste ano o Estado passa a reconhecer a validade, para efeitos civis, do certificado de bacharelado emitido pelos Seminários, o que vai permitir a inserção no mundo acadêmico daqueles que desejam prosseguir os estudos de matérias pertinentes ao ministério pastoral, nas universidades estatais. Ao mesmo tempo, os jovens que seguiram estudos no seminário e mais tarde, após um discernimento, escolheram de não prosseguir o caminho para o sacerdócio, poderão mais facilmente inserir-se na sociedade, possuindo um título de estudo superior reconhecido.
Na China existem também outros locais autorizados pelos bispos para a formação de seminaristas, e posteriormente sacerdotes, religiosos e religiosas.
Fonte: Agência Fides