A 18ª Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o estado do Maranhão, iniciou na última segunda-feira, 6, em Coroatá (MA), com celebração presidida pelo bispo diocesano, dom Sebastião Bandeira Coelho, e concelebrada pelos bispos e padres presentes.
O evento prosseguirá até o dia 9, na Fazenda da Esperança, e conta com a participação dos doze bispos do regional, diáconos e sacerdotes, leigos, coordenadores de pastoral e religiosos representantes dos núcleos diocesanos da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
A partir do tema “Igreja do Maranhão, compromisso à luz do Concílio Vaticano II e Diretrizes Gerais da CNBB”, o encontro tem a finalidade de avaliar a caminhada da Igreja na região nos últimos quatro anos e ainda programar as atividades do próximo quadriênio.
Na manhã desta terça feira, 7, após a celebração eucarística e o café da manhã, o arcebispo de São Luís (MA) e presidente do regional, dom José Belisário da Silva, abriu as atividades dando as boas-vindas aos participantes. Ele também falou sobre o regimento interno e orientou os participantes para o bom andamento dos trabalhos.
A análise de conjuntura do estado foi realizada pelo professor Wagner Cabral. A secretaria executiva do regional, Martha Bispo, e o padre Clemir Batista da Silva fizeram uma síntese de avaliação do quadriênio 2011-2015 nas dioceses. Em seguida, os participantes continuaram os trabalhos em grupos com a finalidade de destacar três forças e três desafios da Igreja no Maranhão.
Com informações da Pascom regional Nordeste 5
Fonte: CNBB