Os trabalhos no Santuário Nacional estão a todo vapor para a realização das celebrações festivas da Padroeira em outubro. Entre os diversos setores diretamente envolvidos, está a marcenaria, com a produção dos carros-andores que serão utilizados na Novena e Festa.
“Como é para Nossa Senhora, todo o trabalho é feito com amor. A gente consegue fazer tudo sem achar muita dificuldade. Acho que ela mesmo guia a mão da gente e o serviço sai”, expressou o encarregado da marcenaria, Anderson Fernando da Silva .
Um dos destaques é o carro-andor da Palavra no 5º dia da Novena Solene à noite, que vai trazer a representação do Barco Hospital ‘Papa Francisco’, em consonância com o tema da Novena neste dia ‘Maria Missionária: socorrer os feridos em sua dignidade’.
As reflexões deste 5º dia pretendem chamar a atenção dos devotos para um dos principais apelos do papa Francisco, que é o compromisso missionário. “Este hospital fluvial é acima de tudo uma resposta ao mandato do Senhor, que continua a enviar seus discípulos a anunciar o Reino de Deus e a curar os doentes”, afirmou o Pontífice em uma mensagem enviada por ocasião da inauguração oficial do barco, que aconteceu em Belém (PA), no dia 17 de agosto.
A representação do barco no carro-andor está tem 3.50 de comprimento por 1.52 de largura. A peça está sendo confeccionada em madeira compensada, será pintada e adesivada para a entrada solene no dia sete de outubro.
A embarcação batizada de “Papa Francisco” está percorrendo as comunidades indígenas e ribeirinhas em 12 cidades do baixo Amazonas no Pará, disponibilizando atendimento médico e odontológico, exames e outros serviços de saúde.