Futuro cardeal García Rodríguez: a alegria dos bispos cubanos

“Fraternalmente reconhecemos nele seu testemunho de vida como sacerdote de Jesus Cristo e pastor de seu rebanho, seu ardor e disposição missionária, sua proximidade simples e humilde para expressar com gestos concretos seu amor pelo mais pobres e necessitados”, escrevem os bispos. “Esta é a razão da nossa alegria e, por conseguinte, agradecemos muito ao Papa Francisco por este gesto para com nosso irmão e, através dele, para com toda a Igreja cubana”

Cidade do Vaticano

A Conferência dos Bispos Católicos de Cuba (COCC) expressa numa nota assinada por seu presidente e pelo secretário geral, respectivamente, o bispo de Holguín, Dom Emilio Aranguren Echeverría, e o bispo de Pinar del Rio, Dom Juan de Dios Hernández Ruiz, “a grande alegria ao receber a notícia da criação como cardial da Santa Igreja de nosso irmão Dom Juan de la Caridad García Rodríguez, arcebispo de Havana”.

A nota repercorre o serviço episcopal do futuro cardeal, iniciado em 1997: inicialmente bispo auxiliar de Camagϋey, depois arcebispo da mesma arquidiocese e, posteriormente, arcebispo de Havana. Foi presidente da Conferência episcopal e nessa função participou da V Assembleia Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida – SP, em maio de 2007. Foi delegado dos bispos cubanos no Sínodo sobre a família, em 2014, no Vaticano.

Ardor missionário, amor pelos mais pobres e necessitados

 

“Fraternalmente reconhecemos nele seu testemunho de vida como sacerdote de Jesus Cristo e pastor de seu rebanho, seu ardor e disposição missionária, sua proximidade simples e humilde para expressar com gestos concretos seu amor pelo mais pobres e necessitados”, escrevem os bispos.

Propriamente “esta é a razão da nossa alegria e, por conseguinte, agradecemos muito ao Papa Francisco por este gesto para com nosso irmão e, através dele, para com toda a Igreja cubana”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here