O Papa Francisco nomeou Dom Michel Dubost, Bispo Emérito de Évry-Crobeil-Essonnes, como Administrador Apostólico sede plena et ad nutum Sanctae Sedis da Arquidiocese de Lyon (França).
Diferentemente do Administrador Apostólico sede vacante, o Administrador Apostólico “sede plena” é enviado pelo Pontífice quando o Bispo titular da diocese ainda está à frente da mesma, transmitindo suas competências diocesanas ao Administrador Apostólico.
Esta nomeação ocorreu depois de, no dia 7 de março, o Cardeal Philippe Barbarin, Arcebispo de Lyon, apresentar sua demissão ao ter sido condenado a seis meses de prisão com pena suspensa, por um tribunal francês, por não denunciar os abusos sexuais contra menores cometidos por um sacerdote nas décadas de 1970 e 1980.
No entanto, depois de um encontro com o Papa Francisco no Vaticano, em 18 de março, o Santo Padre decidiu não aceitar a renúncia do Cardeal Barbarin.
Em um comunicado divulgado pela Arquidiocese de Lyon, Pe. Yves Baumgarten, Vigário Geral Moderador, assinala que, “depois de três meses, o Cardeal tomou a decisão, de acordo com o Santo Padre, de se retirar de sua missão de Arcebispo de Lyon e me confiou a direção da Diocese”.
“O Cardeal Philippe Barbarin permanece como titular do Arcebispado de Lyon”, embora “seus poderes como Bispo Diocesano sejam transferidos para o Administrador Apostólico”.
O comunicado conclui ressaltando a gratidão da igreja em Lyon ao novo Administrador Apostólico por aceitar a missão encomendada pelo Papa. “Todos estaremos felizes em dar as boas-vindas com alegria e confiança a Dom Michel Dubost, para que possa cumprir sua missão a serviço de nossa Diocese e garantir-lhe nossa plena colaboração”.
Dom Dubost recebeu a ordem sacerdotal em 24 de maio 1967 e, depois de vários serviços pastorais, foi nomeado bispo de Armées em 9 de agosto de 1989. Posteriormente, foi bispo de Évry-Crobeil-Essonnes de 2000 a 2017.