Há 25 anos foi criada, pelo papa João Paulo II, a diocese de São Miguel Paulista. Para o bispo diocesano, dom Manuel Parrado Carral, o jubileu da diocese é motivo de gratidão a Deus.
“O tempo vai continuar a correr e enquanto for passando irá marcando nossa diocese com características próprias que lhes darão identidade. Somos muito jovens e estamos construindo o rosto diocesano”, disse dom Manuel, em missa dos 25 anos da diocese.
A cerimônia na catedral de São Miguel, no dia 25 de maio, reuniu agentes de pastoras, comunidades, padres, bispos, religiosos e seminaristas, com presença do primeiro bispo da diocese, dom Fernando Legal, e de seu antigo auxiliar dom José Maria Libório Camino Saracho.
Na homilia, dom Manuel recordou a caminhada da diocese e destacou que há muito o que se fazer pela missão. “Desafios sempre teremos e, procurando as soluções nos valores do Reino de Deus, enfrentaremos os problemas com a certeza de que o próprio Deus ilumina nossas decisões”, disse.
Para o bispo, toda a diocese e suas lideranças são “impulsionados pelo Espírito Santo e amparados pelo esforço, sacrifício e desprendimento, pela persistência, esperança e fé dos nossos padres e dos fiéis cristãos, cientes de terem sido acompanhados, orientados e guiados pela misericordiosa presença de Deus”.
Ao final da reflexão, dom Manual disse, ainda, que é necessário servir na comunhão, que “exige despojamento, humildade e coração sincero para acolher as mais diversas expressões de vida comunitária, presentes na atuação das comunidades que temos em nossa igreja, e que devem se relacionar com outras tantas manifestações na realidade a ser evangelizada”.
CNBB com informação da diocese de São Miguel Paulista.
Fonte: CNBB