Nomeado administrador apostólico para a diocese de Chapecó

O papa Francisco nomeou, no dia 1º de junho,  o bispo de Erexim (RS), dom José Gislon, administrador apostólico da diocese de Chapecó (SC), vacante desde a transferência de dom Manoel João Francisco para Cornélio Procópio (PR).

Na igreja, um administrador apostólico ou administrador diocesano é um presbítero ou um bispo que administra uma diocese que se encontra em situação de sede vacante, ou seja, sem um bispo ou arcebispo residente. A partir de agora dom José estará à frente das duas dioceses, Chapecó e Erexim, até que o papa Francisco nomeie um novo bispo para Chapecó.

Trajetória

Dom José Gislon nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957 no município de Dona Emma, em Rio do Sul (SC). Em 1978, ingressou no Seminário Santa Maria em Irati no ano, no Paraná. Cursou filosofia e teologia no Instituto de Filosofia do IPAS. Fez o mestrado em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Em 2005, foi eleito Provincial de São Lourenço de Brindes – Paraná, Santa Catarina e Paraguai. Em 2006, foi eleito conselheiro geral da Ordem dos Capuchinhos, permanecendo até julho de 2012 na Itália.

Em 6 de junho de 2012 foi nomeado por Bento XVI como terceiro bispo da diocese de Erexim. Foi sagrado bispo no dia 3 de agosto de 2012, na Igreja Nossa Senhora das Mercês em Curitiba (PR).

Fonte: CNBB