Leo Pessini lança livro de bioética que resgata os valores éticos fundamentais que tornam possível a vida

Após recente afirmação da ONU de que nosso tempo está se esgotando para abrandar o aquecimento global, Edições Loyola lança o livro Bioética, cuidado e humanização, de autoria coletiva, e que tem como um dos organizadores o padre camiliano, teólogo, filósofo e biocientista Leo Pessini. A obra propõe a conscientização do papel das atividades humanas através da responsabilidade ética, única garantia de existirmos no futuro e evitarmos nossa autodestruição.

A capa do livro é ilustrada com um arranjo de flores, artisticamente talhado em madeira, com três tipos de nobres e apreciadíssimas flores dos Alpes da Europa – a famosa Edelweiss (branco nobre), conhecida como a rainha dos Alpes e símbolo de um amor eterno; a Alpenrosen, rosa vermelha dos Alpes; e a Enzian, vestida de azul-celeste intenso. “São as espécies de flores mais lindas, porém são frágeis e requerem cuidados”, ressalta Leo Pessini. Essa trindade floral da mãe natureza inspirou os autores e os organizadores para uma abordagem discursiva e reflexiva da trindade temática, ou seja, valores relacionados com a bioética (sabedoria em pensar e agir), o cuidado (sensibilidade respeitosa) e a humanização (proteção e respeito pelo outro que se tornou vulnerável devido ao sofrimento, pela vida dos seres vivos em geral e pelo planeta).

O planeta Terra pede socorro. “Sim, esta é a hora dramática do resgate, no substrato mais profundo de nossa humanidade, dos valores éticos fundamentais que tornam possível a vida, a convivência respeitosa e harmoniosa, não beligerante com o diferente de nós (“estranhos morais”), e um futuro de esperança para a humanidade”, revela o biocientista. “O cuidado humanizado, como responsabilidade ética assumida por todos, é a única garantia de existirmos no futuro e evitarmos nossa autodestruição. É urgente que nos reencantemos pela arte de cuidar! É dentro deste horizonte de valores que nos situamos ao conceber esta obra coletiva.”

Bioética, cuidado e humanização é uma publicação comemorativa ao ano jubilar pelos 400 anos da morte de São Camilo de Lellis. Conta com a colaboração multidisciplinar de autores nacionais e internacionais, consagrados nas suas respectivas áreas de cuidado especializado, no contexto da saúde e da reflexão ética e bioética mundial. Completa uma trilogia que os autores/organizadores iniciaram com a publicação em 2004 do livro pioneiro em terras brasileiras, Humanização e cuidados paliativos (Edições Loyola e Editora do Centro Univ. São Camilo – agora em 6ª edição, 2014).

Esta obra articula-se em quatro momentos marcantes de reflexão. Os três primeiros referem-se às três questões já sugeridas pelo título – Bioética, cuidado e humanização. O quarto momento apresenta tributos de gratidão, em que são colocados em destaque alguns heróis do cuidado da vida humana e cósmico-ecológica. Esteticamente, apresentamos o conteúdo do projeto editorial em três volumes: Volume I – Bioética: das origens à contemporaneidade (Parte I); Volume II – Sobre o cuidado respeitoso (Parte II); e Volume III – Humanização dos cuidados de saúde e tributos de gratidão (Parte III).

Os livros de Edições Loyola podem ser adquiridos pelo site .

Sobre os organizadores:

Leo Pessini: Camiliano, doutor em Teologia Moral/Bioética e professor do programa de pós-graduação em Bioética (Mestrado e Doutorado) do Centro Universitário São Camilo (SP), é autor e organizador de inúmeras obras no âmbito da Bioética e Humanização da Saúde e coorganizador do livro Humanização e cuidados paliativos (Edições Loyola, 6ª ed., 2014), entre outros. É também editor dos periódicos científicos O mundo da saúde e Revista Bioethikos e, atualmente, superintendente da União Camiliana e vice-reitor do Centro Universitário São Camilo.

Luciana Bertachini: Doutoranda em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo (SP), é fonoaudióloga e mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP-EPM. É também autora de obras na área de Comunicação e Humanização dos Cuidados em Saúde e coorganizadora do livro Humanização e cuidados paliativos (Edições Loyola, 6ª ed., 2014), entre outros.

Christian de P. de Barchifontaine: Superintendente da União Social Camiliana, Mantenedora do Centro Universitário São Camilo (SP), e enfermeiro, é doutor em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal). É também professor do programa de pós-graduação em Bioética (Mestrado e Doutorado) do Centro Universitário São Camilo (SP) e coautor do livro Problemas atuais de bioética (Edições Loyola, 10ª ed., 2013), entre outros.

Serviço:
Título: Bioética, cuidado e humanização
Organizadores: Leo Pessini, Luciana Bertachini e Christian de P. de Barchifontaine
Formato: 17 x 24 cm
Número de páginas: 768
Preço: R$ 125,00

Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:

v\:* {behavior:url(#default#VML);} o\:* {behavior:url(#default#VML);} w\:* {behavior:url(#default#VML);} .shape {behavior:url(#default#VML);}