Cidade do Vaticano
O Patriarca de Babilônia dos Caldeus, Dom Louis Raphael I Sako, durante a missa de Pentecostes do último domingo (20/05), celebrada na Igreja de São José, em Bagdá, anunciou que o Sínodo da Igreja Caldeia iminente se realizará de 7 a 13 de junho próximo, conforme informações do site Baghdadhope.
Dom Sako está entre os novos cardeais que o Papa Francisco criará no Consistório de 29 de junho.
Sinais de esperança para a Igreja no Iraque
O Sínodo da Igreja Caldeia foi definido pelo patriarca como um sinal positivo para a vida da Igreja no Iraque junto com a beatificação de quatro mártires: o sacerdote Pe. Ragheed Ganni, assassinado em Mossul, em 3 de junho de 2007, e os três subdiáconos que estavam com ele na igreja do Espírito Santo onde tinham celebrado a missa.
Durante o Sínodo da Igreja Caldeia serão escolhidos os nomes dos bispos para as atuais sedes vacantes e debatidos outros temas importantes.
Igreja sempre aberta à vida e renovação
Não obstante “as circunstâncias difíceis e os sofrimentos” padecidos pela Igreja no Oriente Médio, o futuro cardeal mencionou entre os frutos do Espírito que dão esperança para a comunidade iraquiana, “sempre aberta à vida e renovação”: a ordenação no país de cinco sacerdotes no espaço de um mês e o retiro espiritual que se realizará no Iraque de 4 a 7 de junho próximo, com a participação de sacerdotes, monges e bispos da igreja caldeia.